Contribuições do pensamento de Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire para o debate sobre a Educação da classe trabalhadora camponesa
Resumo
Este artigo apresenta reflexões fundamentadas do materialismo histórico-dialético sobre a educação da classe trabalhadora, tecidas à luz da relação trabalho-educação, visando a traçar um caminho analítico que permita o desvelamento dos sentidos da Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJA), a partir dos condicionantes históricos e sociais que a definem. Trata-se de um estudo bibliográfico, cujo objetivo é contribuir para a ampliação do debate sobre a EJA, tomando como referência o pensamento de dois intelectuais brasileiros – Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire – em diálogo com outros autores que também concorrem para o desvelamento dos condicionamentos históricos e das intencionalidades sociopolíticas que definem o problema da educação no Brasil, em especial nos territórios rurais. O estudo ressalta que é fundamental o entendimento da EJA enquanto expressão de um amplo problema social, bem como o entendimento da educação como um instrumento potencial de formação de consciências críticas. Sublinha, ainda, a importância dos movimentos camponeses de caráter contra hegemônico para a conquista de espaços estratégicos para a construção de um projeto emancipatório de educação, voltado para a classe trabalhadora camponesa, no âmbito da estrutura do Estado.
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