DIVERSOS OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: uma revisão de literatura (1976-2004)
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Pesquisas, Teorias, Métodos, Revisão de Literatura.Resumo
Por meio de uma revisão de literatura, acerca das pesquisas brasileiras que tiveram como foco principal de análise a Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi possível o levantamento de 68 trabalhos entre artigos, dissertações, teses e livros publicados no período de 1976 a 2004. Este artigo apresenta tais trabalhos, explicitando-os por meio de 05 categorias denominadas: 1) perspectivas políticas e históricas; 2) ensino, desenvolvimento e aprendizagem; 3) ensino e formação de professores; 4) percepções; 5) outras perspectivas. A grande preocupação dos estudiosos sobre as perspectivas política e histórica da EJA foi representada por 26 estudos, formando a primeira categoria. A segunda categoria: ensino, desenvolvimento e aprendizagem foi objeto de estudo em 20 pesquisas. Alguns estudos foram encontrados, vislumbrando outros horizontes da EJA, abordando temas como o telecurso, letramento e formação de professores, sendo possível a localização de 06 pesquisas (terceira categoria). Percepções sobre o processo ensino-aprendizagem também são objetos de 12 pesquisas, destacando o posicionamento da equipe escolar, dos professores e dos alunos sobre esse processo (quarta categoria). Intitulada “outras perspectivas”, a quinta categoria abrange 04 pesquisas que versam sobre evasão, educação de adultos presos e gênero. A revisão de literatura é um importante instrumento de referência/metodológico para verificação de campos já pesquisados e outros inexplorados nas diversas áreas de conhecimento e, principalmente, na EJA que ainda vislumbra um espaço digno na educação brasileira e mundial. A socialização das pesquisas científicas é um dos mecanismos que engendram e tornam mais consistentes os processos de reconhecimento e mudanças qualitativas para esta modalidade de ensino.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Esta Revista é licenciada por Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.