A formação de trabalhadores na modalidade On Line. Uma análise quantitativa na perspectiva da Educação de Adultos

Rafael M. Hernández Carrera

Resumo


A Formação de Trabalhadores está presente nos debates mais recentes da atualidade acadêmica e política. Desempenha um papel muito importante no desenvolvimento educativo, econômico, empresarial e social em nosso entorno. Além disso, a Aprendizagem ao Longo da Vida e a Educação de Adultos são disciplinas científicas que deverão estruturar este tipo de processos educativos. Por sua vez o e-learning é uma metodologia de grande valor neste tipo de formação, já que insiste em um aprendizado baseado na experiência. Os programas de formação para o emprego são vistos como uma oportunidade para adaptar estas atividades às características do aprendizado adulto. Este estudo realiza uma abordagem destes conceitos e são focados em uma pesquisa quantitativa de um programa de formação para o emprego ministrado no formato e-learning por uma das principais associações empresariais da Espanha. Está dividido em quatro partes bem diferenciadas: Na primeira parte é realizada uma aproximação epistemológica à Formação dos Trabalhadores. Posteriormente é feita uma aproximação à formação para o emprego na Espanha: diferentes inciativas relacionadas com a formação para o emprego, análises quantitativas dos programas desenvolvidos ao longo de 2011, número de ações de formação desenvolvidas, participantes nas mesmas, modalidades de ensino, etc. Em terceiro lugar é realizado um percurso pelas origens das associações empresariais na Espanha. Por último, analisa-se um programa de formação de trabalhadores desenvolvido por uma das principais Associações de Empresários da Espanha. Para a realização desta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico com relação à Formação de Trabalhadores, a Educação de Adultos e a Formação Permanente. Posteriormente, usou-se a metodologia de pesquisa quantitativa para analisar o programa de formação dos trabalhadores da confederação de empresários. Está baseada na análise dos questionários de avaliação que os alunos respondem quando realizam algum curso de Formação para o emprego. Foram analisados 15.000 questionários baseados em 10 categorias/dimensões. 


Palavras-chave


Educação de Adultos, Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong learning), formação de trabalhadores, formação na empresa, e-learning.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

ISSN 2317-6571

ESTA REVISTA ESTÁ INDEXADA EM:

DIADORIM, PORTAL SEER, Periódicos CAPESDOAJ, JournalTOCs, CREFAL - Recursos Especializados en EPJA, Latindex

 

QUALIS B1 em Ensino

QUALIS B2 em Educação

QUALIS B3 em Planejamento Urbano e Regional/Demografia

QUALIS B3 em Interdisciplinar

QUALIS B5 em Comunicação e Informação

A Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos é uma publicação do Grupo de Pesquisa Cultura, Currículo e Políticas na Educação de Jovens e Adultos - CULT-EJA.

VISITANTES:  contador de acessos