ALFABETIZAR-SE ATRAVÉS DAS ESCRITAS DE SI: possibilidade potencializadora de diálogos

Autores

  • Fulvia de Aquino Rocha UNEB
  • Sara Menezes Reis

Resumo

As discussões apresentadas neste trabalho trazem à tona questões referentes à alfabetização e ao letramento,  numa análise que se propõe compreender suas especificidades e facetas, a fim de avançarmos da dicotomia em direção ao aprofundamento das diversas possibilidades em torno dos métodos e estratégias pedagógicas para atender as demandas dos educandos, sejam eles crianças ou adultos. Acentuamos também a necessidade de se ampliar a noção de leitura, o que nos leva a validar os saberes dos sujeitos da EJA sob outras perspectivas e a valorizar suas itinerâncias leitoras. Partindo da apresentação de uma experiência desenvolvida no contexto da EJA, que valorizou o conhecimento de mundo dos educandos e inspiradas pela abordagem (auto)biográfica, a qual permite emergir o percurso formativo dos sujeitos, autorizando-os a uma tomada de consciência a partir dos vários registros de expressão e de representação de si, refletindo e orientando sua formação, apresentamos uma discussão em torno da utilização do diário de bordo, enquanto elemento potencializador no processo da alfabetização tanto dos adultos, quanto de outros sujeitos, por incentivar as escritas de seus percursos formativos, convidando-os a serem autores da sua própria história de vida, valorizando-os e colaborando significativamente para a construção da sua cidadania. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fulvia de Aquino Rocha, UNEB

Licenciada em Pedagogia pela UFBA; Especializada em Psicomotricidade; Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral (GRAFHO); Professora da Educação Básica.

Sara Menezes Reis

Licenciada em Pedagogia pela UNEB; Especialista em Alfabetização e Letramento; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB; Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral (GRAFHO); Professora da Educação Básica

Downloads

Publicado

2013-12-24