Sociedades sem Empregos: Culpabilizar para Flexibilizar (o sujeito)

Autores

  • Paulo Marinho
  • Marinaide Freitas

Resumo

O presente artigo contextualiza-se na problemática das sociedades precarizadas na oferta de empregos aos seus cidadãos e, concomitantemente, no sentimento de culpa que estes internalizam conotando-se como “improdutivos e inúteis” (SENNETT, 2001). Assume como objetivo discutir e compreender a problemática referida numa plataforma interpretativa e argumentativa. Nessa base, consigna-se como intento contribuir para uma reflexão e análise referente ao assunto apresentado, no sentido de apoiar a discussão teórica e contribuir para a discussão de políticas educacionais, sociais e econômicas nestes contextos e cenários emergentes do século XXI, nos quais surgem mais indagações do que respostas. Indagações sobre um presente-futuro que exige das sociedades e de cada um de nós o (re) significar de conceitos e sentidos de trabalho e de emprego dentro de um quadro de lutas paradigmáticas da modernidade e pós-modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Berman, M. (1982). Tudo o que é sólido se dissolve no ar: a aventura da modernidade. Lisboa: Edições 70.

Bubar, C. (2006). A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. Porto: Afrontamento.

Gennari, A; Albuquerque, C. (2011). Globalização, desemprego e (nova) pobreza: Estudo sobre impactes nas sociedades portuguesa e brasileira. Revista Crítica de Ciências Sociais, 92, p. 51-73, 2011.

Giddens, A. (1996). As consequências da modernidade. 3ª Edição. Oeiras: Celta Editora.

Magalhães, A. M. A (1995). Escola na Transição Pós-Moderna, Educação, Sociedade & Culturas, Porto, 3, 97-123.

Marinho, P; Carvalho, E.( 2014). Da particularidade à globalidade dos discursos de uma nova era: a essência da “coisa” ou a “coisa” da essência. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 35, p. 202-221.

Rifkin, J. (2012). A terceira revolução industrial: como o poder lateral está transformando a energia, a economia e o mundo. São Paulo: M. Books do Brasil.

Rifkin, J. (2004). O fim dos empregos: o declíneo inevitável dos níveis dos empregos e a redução da força global do trabalho. São Paulo: Makron Books.

Sennett, R. (2001). A corrosão do carácter – as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Lisboa: Terramar.

Touraine, A. (1998). Iguais e diferentes: poderemos viver juntos. Lisboa: Instituto Piaget.

Downloads

Publicado

2019-01-01