LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: a contribuição do Observatório em Alagoas no (res)significar da prática docente
Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, Leitura, Formação docenteResumo
O presenteartigoapresentaas reflexões sobre o processo de formação continuada do professordaEJA,especificamentesobreanecessidadede (re)significaras práticas de leituravivenciadosnasaladeaula. Trata-se de um recorte dos resultados de uma pesquisa colaborativa,denominada:Leituranaeducaçãode jovens e adultos:intervençãonumaescolapública estadual deMaceió,apresentando,nestetrabalho,apenas onossoolharsobreas sessões reflexivas.Paraisso, apoiamo-nosemautores(KLEIMAN,2003;KOCH; ELIAS,2006;MARCUSCHI, 2008,entreoutros) quedialogamsobrealeitura–suanaturezaeespecificidadeem interfacecom outrosautores(NÓVOA,1995;TARDIF; LESSARD,2003,2005)que discutem aespecificidadedoprocessodeformaçãocontinuadadoprofessor.Dosdados empíricos analisados àsconsiderações apresentadas,apoiamo-nosnos pressupostos da pesquisaqualitativa,dotipo colaborativa(IBIAPINA,2008).Enfim,ainvestigação evidenciaque,em setratandodeformaçãocontinuadadoprofessordaEJA,oprocesso devesermediadopelossaberes docentesmobilizados apartirdas reflexões doprofessor sobresuaprática.Oestudo apontaai
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta Revista é licenciada por Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.