MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas
Palavras-chave:
Mapeamento, Estudantes, Educação de Jovens e Adultos, Ensino MédioResumo
O presente artigo tem por objetivo realizar ummapeamento do perfil do estudante de Ensino Médio da modalidade educação de jovens e adultos da rede estadual de educação de Santa Catarina. Para fundamentação teórica, além das legislações vigentes sobre o tema, optou-se por recorrer aos estudos de Medeiros (2008), Freire (2005), Andrade (2004), Haddad e Pierro (2000) e Pinto (2000). Como ponto de partida, trouxemos as legislações vigentes que respaldam a oferta da EJA no país e em Santa Catarina; em seguida, realizamos uma breve reflexão sobre quem são os sujeitos que necessitam e buscam uma escolarização na referida modalidade. Na sequência, apresentamos as diretrizes curriculares nacionais e legislações que tratam da função, finalidade e do currículo do Ensino Médio, bem como da oferta deste nível de ensino, aos estudantes catarinenses através dos Centros de Educação de Jovens e Adultos. Posteriormente, comentamos sobre os motivos que nos levaram a realizar esta pesquisa e apresentamos os dados referentes ao número de matrícula por região, idade dos alunos matriculados, área de localização, raça/cor e gênero dos estudantes que estão devidamente matriculados no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos da rede estadual, dados estes obtidos do sistema Educacenso (INEP, 2015), e que permitiram realizar um breve perfil sobre quem são estes estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta Revista é licenciada por Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.