A OFERTA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE NÍVEL MÉDIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: primeiras aproximações
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio, Rio de Janeiro, Política Educacional, Trabalho e EducaçãoResumo
O objetivo do trabalho é analisar o cenário atual da oferta de EJA de nível médio no estado do Rio de Janeiro. Para tanto, o artigo apresenta e coteja dados estatísticos e informações dos bancos de dados do INEP/MEC sobre as matrículas na EJA e os dados do Censo Demográfico de 2010, do IBGE, visando a mapear a oferta desse nível e modalidade, relacionando-a com a demanda potencial no Estado. Por meio dos dados oficiais, demonstra que ocorre uma expressiva diminuição de matrículas em quase todos os municípios fluminenses, apesar da evidência de elevada demanda. O artigo está estruturado em quatro seções, a saber: 1. A pesquisa e seus referenciais teórico-metodológicos, que aborda nosso posicionamento teórico no que se refere à análise sobre a EJA na atualidade; 2. A EJA de nível médio na Rede Pública Estadual de Educação do Rio de Janeiro situa, brevemente, a rede estadual e o Programa Nova EJA; 3. Algumas considerações sobre a demanda potencial para EJA; e, por fim, 4. A oferta de EJA em nível médio no Rio de Janeiro apresenta o levantamento realizado e o cenário de fechamento de turmas. O estudo permitiu constatar a histórica omissão — da parte do Estado brasileiro, nesse caso específico o governo estadual — no atendimento a uma parcela da população que permanece privada de seu direito à educação básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta Revista é licenciada por Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.