A ATUALIDADE DAS CONTRIBUIÇÕES DE PASCHOAL LEMME E DE ÁLVARO VIEIRA PINTO À EDUCAÇÃO DE ADULTOS

Sonia Maria Rummert

Resumo


O artigo aborda o pensamento de dois importantes intelectuais da educação no Brasil: Paschoal Lemme (1904-1997) e Álvaro Vieira Pinto (1909-1982). Apesar do silêncio que ainda cerca a obra dos dois autores, pretende-se evidenciar a relevância e a atualidade de suas contribuições teóricas, em especial, à educação de adultos trabalhadores. Essas contribuições abarcam a relação entre educação e sociedade, o escopo teórico-metodológico referente aos processos de ensino-aprendizagem e as questões relativas à formação docente. Inicialmente, serão mencionados alguns aspectos que não devem ser ignorados quando nos referimos à educação integral, uma vez que essa era referência orientadora de suas proposições, à luz do materialismo histórico. Serão, também, apresentados breves traços biográficos de Lemme e Pinto que objetivam contextualizar a formulação de suas reflexões no âmbito da educação de adultos, bem como evidenciar as marcas que suas opções político-ideológicas imprimiram às suas análises e proposições. Finalmente, serão abordadas algumas das suas relevantes contribuições à educação integral dos jovens e adultos trabalhadores, com destaque para a relação entre educação e sociedade, as contribuições de caráter teórico-metodológico e a formação docente. 


Palavras-chave


Educação de Adultos Trabalhadores; História da Educação; Trabalho e Educação; Pensamento Educacional Brasileiro

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Direitos autorais 2016 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos

ISSN 2317-6571

ESTA REVISTA ESTÁ INDEXADA EM:

DIADORIM, PORTAL SEER, Periódicos CAPESDOAJ, JournalTOCs, CREFAL - Recursos Especializados en EPJA, Latindex

 

QUALIS B1 em Ensino

QUALIS B2 em Educação

QUALIS B3 em Planejamento Urbano e Regional/Demografia

QUALIS B3 em Interdisciplinar

QUALIS B5 em Comunicação e Informação

A Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos é uma publicação do Grupo de Pesquisa Cultura, Currículo e Políticas na Educação de Jovens e Adultos - CULT-EJA.

VISITANTES:  contador de acessos