A ATUALIDADE DAS CONTRIBUIÇÕES DE PASCHOAL LEMME E DE ÁLVARO VIEIRA PINTO À EDUCAÇÃO DE ADULTOS

Autores

  • Sonia Maria Rummert

Palavras-chave:

Educação de Adultos Trabalhadores, História da Educação, Trabalho e Educação, Pensamento Educacional Brasileiro

Resumo

O artigo aborda o pensamento de dois importantes intelectuais da educação no Brasil: Paschoal Lemme (1904-1997) e Álvaro Vieira Pinto (1909-1982). Apesar do silêncio que ainda cerca a obra dos dois autores, pretende-se evidenciar a relevância e a atualidade de suas contribuições teóricas, em especial, à educação de adultos trabalhadores. Essas contribuições abarcam a relação entre educação e sociedade, o escopo teórico-metodológico referente aos processos de ensino-aprendizagem e as questões relativas à formação docente. Inicialmente, serão mencionados alguns aspectos que não devem ser ignorados quando nos referimos à educação integral, uma vez que essa era referência orientadora de suas proposições, à luz do materialismo histórico. Serão, também, apresentados breves traços biográficos de Lemme e Pinto que objetivam contextualizar a formulação de suas reflexões no âmbito da educação de adultos, bem como evidenciar as marcas que suas opções político-ideológicas imprimiram às suas análises e proposições. Finalmente, serão abordadas algumas das suas relevantes contribuições à educação integral dos jovens e adultos trabalhadores, com destaque para a relação entre educação e sociedade, as contribuições de caráter teórico-metodológico e a formação docente. 

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Publicado

2016-12-31