A PESQUISA SOBRE A EJA NA E DA BAHIA: aproximações e demandas teórico-metodológicas

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Tânia Regina Dantas

Resumo


Apresenta-se uma pesquisa do estado do conhecimento e objetiva-se analisar as investigações sobre e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da Bahia, bem como compreender/situar os principais objetos das pesquisas nas produções encontradas. Realizou-se o levantamento em diferentes repositórios brasileiros, via internet, eforam categorizados os estudos a respeito da temporalidade das pesquisas, dos objetos, dos referenciais teórico-metodológicos, dos autores mais recorrentes e das contribuições e resultados apresentados. Para fundamentação, optou-se pelos estudos de Romanowski e Ens (2006), Brandão (1992), Chauí (2002), Meksenas (2002), Ribeiro (1999) e Oliveira, Mota Neto e Santos (2014). Como resultados são indicados autores reconhecidos no Brasil a respeito da EJA e suas particularidades. Além disso, foram identificados oito categorias em relação aos objetos no campo da Educação de Jovens e Adultos. Pode-se afirmar que ainda há grandes necessidades e possibilidades de pesquisas em função de objetos pouco abordados, como: gênero, ERER, políticas públicas e formação docente, particularmente a inicial. 


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Conhecimento científico; Investigação Educativa; Estudos de Pós-Graduação; Estado do conhecimento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Direitos autorais

ISSN 2317-6571

ESTA REVISTA ESTÁ INDEXADA EM:

DIADORIM, PORTAL SEER, Periódicos CAPESDOAJ, JournalTOCs, CREFAL - Recursos Especializados en EPJA, Latindex

 

QUALIS B1 em Ensino

QUALIS B2 em Educação

QUALIS B3 em Planejamento Urbano e Regional/Demografia

QUALIS B3 em Interdisciplinar

QUALIS B5 em Comunicação e Informação

A Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos é uma publicação do Grupo de Pesquisa Cultura, Currículo e Políticas na Educação de Jovens e Adultos - CULT-EJA.

VISITANTES:  contador de acessos