PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI
Palavras-chave:
EJA, PROEJA, Política Educacional.Resumo
Neste artigo, fruto de pesquisa de dissertação de mestrado, proponho um resgate histórico do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), destacando campos de disputa em torno de sua formulação e suas características principais, às quais preconizavam contribuições importantes tanto à Educação de Jovens e Adultos (EJA), quanto à Educação Profissional (EP). Está dividido em quatro partes. Na primeira, faço breves considerações sobre a importância de se pensar a construção de uma política a partir de uma perspectiva dialética. Em seguida, apresento o PROEJA no contexto histórico de sua criação em âmbito federal, no qual se descortina um cenário repleto de tensões e disputas. Depois direciono atenção especial a um dos principais diferenciais propostos no Programa: a integração da EJA à Educação Profissional na perspectiva de um currículo integrado, com destaque para o Ensino Médio. Encerro apresentando algumas considerações finais.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Esta Revista é licenciada por Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.