ABORDAJE INTEGRAL AL DESARROLLO HUMANO EN EDAD TEMPRANA PARA CUIDADORES PRIMARIOS E INSTITUCIONALIZADOS

Leider Utria, Lorenzo Zanello, José Amar, Marina Matinez

Resumo


O presente artigo propõe uma abordagem integral do desenvolvimento humano, entendido a partir da primeira infância, bem como nas etapas subsequênctes do desenvolvimento do ser humano. Propõe-se uma visão holística que ultrapasse o biológico e que integre as relações do indivíduo com o ambiente. Esta concepção tem em conta uma série de dimensões que compreendem o desenvolvimento a partir de uma perspectiva transdisciplinar e procure perceber a importância de uma outra concepção de desenvolvimento, que integre as dimensões corporais, socio-emocionais, socio-cognoscitiva, lingüístico-comunicativa, ético-moral, estética e de transcendência, que condicionam a especiação, a individualização e a socialização dos sujeitos. 


Palavras-chave


Desenvolvimento; Desenvolvimento Humano; Cuidadores

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

ISSN 2317-6571

ESTA REVISTA ESTÁ INDEXADA EM:

DIADORIM, PORTAL SEER, Periódicos CAPESDOAJ, JournalTOCs, CREFAL - Recursos Especializados en EPJA, Latindex

 

QUALIS B1 em Ensino

QUALIS B2 em Educação

QUALIS B3 em Planejamento Urbano e Regional/Demografia

QUALIS B3 em Interdisciplinar

QUALIS B5 em Comunicação e Informação

A Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos é uma publicação do Grupo de Pesquisa Cultura, Currículo e Políticas na Educação de Jovens e Adultos - CULT-EJA.

VISITANTES:  contador de acessos