A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada

Autores

  • Pascal Lafont UPEC
  • Marcel Pariat UPEC

Palavras-chave:

Aprendizagem ao Longo da Vida, Validação da Aprendizagem de Experiência, Educação na União Europeia

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de institucionalização da “Recognition of Prior Learning” (RPL) no espaço europeu, evidenciando diferentes níveis de desenvolvimento na abordagem deste dispositivo. A evolução das tipologias permitiu comparar países europeus entre eles, mostrando distintas lógicas de classificação que informam a evolução económica, social, política e cultural através das quais os indivíduos são levados a comprovar seu nível de desenvolvimento de habilidades formativas e de reflexividade. Assim, os benefícios potenciais de validação para um indivíduo, a economia e a sociedade são bem compreendidos, embora ainda não suficientemente atualizados e quantificados na maioria dos países pesquisados. Finalmente, se os padrões de convergência entre os países são numerosos e oportunidades favoráveis estão emergindo para as pessoas desfavorecidas ou excluídas, no entanto, a pluralidade de atores (políticos, acadêmicos, econômicos, sociais, etc ...) envolvidos no processo de implementação RPL, às vezes, pode ser um obstáculo para encontrar um consenso sobre a orientação de dispositivos RPL a nível nacional. Em conclusão, se o propósito da validação é para enfrentar os desafios da mudança e do aumento da mobilidade, enquanto abordagens interculturais, deve centrar-se sobre as condições de transferibilidade adquirida, reconhecida e certificada, e com base na participação e no compromisso dos atores institucionais e individuais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pascal Lafont, UPEC

Professor da Faculdade de Educação e Ciências Sociais da Université de Paris- Est Créteil (UPEC). Membro da Red Educación, Formación y Desarollo (REDFORD-Internacional)

Marcel Pariat, UPEC

Professor da Faculdade de Educação e Ciências Sociais da Université de Paris- Est Créteil (UPEC). Presidente da Red Educación, Formación y Desarollo (REDFORD-Internacional)

Downloads