EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA: refletindo sobre seus principais desafios e suas possibilidades

  • José Jackson Reis dos Santos
  • Cleiton Santos Nunes
  • Cristiane Vilas Bôas Santos

Resumo

Resumo: A experiência de Educação de Jovens e Adultos, na cidade de Vitória da Conquista, Estado da Bahia, articula-se a uma política de educação municipal, buscando assegurar direitos e experiências pedagógicas diferenciadas para pessoas a partir de 15 anos de idade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar os desafios e as possibilidades inerentes ao processo de desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos na referida cidade. A pergunta orientadora deste trabalho está assim organizada: Quais os desafios e as possibilidades inerentes ao processo de desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de ensino de Vitória da Conquista? Apoiando-se numa perspectiva crítica, a pesquisa foi desenvolvida por meio de procedimentos metodológicos como: entrevistas coletivas, observações diretas e análise de documentos oficiais. Para organizar e analisar os dados, buscamos respaldo na análise do discurso, com ênfase no pensamento de Bakhtin (1997), privilegiando a organização dos dados por meio de temas e de suas significações. Os resultados indicam que a experiência em análise apresenta muitos desafios, sobretudo voltados à melhoria das condições de trabalho dos docentes e à consolidação um processo de formação contínua, visando melhorar as práticas pedagógicas desenvolvidas e assegurar a permanência, com aprendizagem, dos educandos em sala de aula. Embora existam muitos desafios, podemos afirmar que a experiência situa-se como uma alternativa da rede municipal de ensino, na busca pela diminuição dos índices de analfabetismo no estado da Bahia e na ampliação da escolaridade da população em nível de ensino fundamental. 

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