Educação Psicomotora no desenvolvimento de crianças com autismo
Resumo
O presente estudo surgiu do anseio em pesquisar a importância da educação psicomotora no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com autismo, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas imprescindíveis para o relacionamento do indivíduo com o meio e com o outro. Tem como objetivo discutir os fatores que influenciam o desenvolvimento psicomotor da criança com autismo visto que a mesma sofre influências do meio físico e social, de modo que quando o indivíduo interage de forma significativa com o espaço que o cerca são construídas e acumuladas aprendizagens necessárias para uma vida com autonomia, ou seja, para que o sujeito adquira um crescimento global. A fonte de dados foi obtida de revisão bibliográfica referente ao tema proposto nos últimos 30 anos e foram incluídos Livros, revistas e artigos de sites científicos conceituados que discorrem sobre a temática. Os resultados encontrados reforçaram a importância da psicomotricidade como instrumento imprescindível para o desenvolvimento global da criança com autismo já que nesse transtorno é comum acontecer atrasos nas áreas de habilidades referentes ao intelecto. Concluiu-se que a Psicomotricidade contribui significantemente para o desenvolvimento psicomotor da criança com autismo, mas não é o único meio, estímulos educacionais não formais e o ambiente no qual o indivíduo está inserido e o próximo também contribuem para ações psicomotoras exercidas sobre o ser humano que possam favorecer comportamentos e transformações.
Palavras-chave: Psicomotricidade, Desenvolvimento Global, Autismo.