A ELABORAÇÃO DE ARTIGO TÉCNICO-CIENTÍFICO: possível aplicação nas áreas das Ciências Contábeis, da Administração e do Direito.

Autores

  • Luiz Carlos dos Santos Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Av. Estrada das Barreiras, nº 2.555, Cabula. Salvador-Bahia.

Resumo

Este escrito destina-se aos elaboradores de artigos técnico-científicos, os quais buscam veicular suas produções em periódicos de impacto, bem como aos graduandos e pós-graduandos em nível de lato sensu, que utilizam essa modalidade em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo geral do artigo foi evidenciar os elementos constitutivos de um artigo técnico-científico. A trajetória da metodologia teve o seguinte enquadramento: método dedutivo; tipologia quanto aos objetivos de natureza exploratória com nuances descritivas; tipo de abordagem de cunho qualitativo; natureza da exposição do objeto investigativo de ordem teórico-documental, valendo-se de fontes bibliográficas, documentais e eletrônicas, todas arroladas no item referências. Os resultados alcançados apontam para a necessidade de se produzir artigos obedecendo ao rito normativo, no qual contemplem tanto os aspectos teórico-epistemológicos e metodológicos quanto aos estilos da língua culta. Concluiu-se que nas considerações finais de um artigo convém deixar patente a elucidação do problema, a comprovação ou refutação das hipóteses de pesquisa, caso tenha sido esta a opção do pesquisador ou, em não sendo, que se ratifique as respostas das questões norteadoras, ressaltando, também, o alcance dos propósitos do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos dos Santos, Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Av. Estrada das Barreiras, nº 2.555, Cabula. Salvador-Bahia.

Bacharel em Ciências Contábeis (UFBA); Bacharel em Direito (UFBA); Licenciado em Administração (UNEB); Tecnólogo em Administração Hoteleira (IFBA, ex-CENTEC); Especialista em Administração Tributária (UCSAL); Mestre em Educação (UQAM-Canadá); Doutor em Ciências Empresariais (UMSA); Doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano (UNIFACS/PPDRU); Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando no Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus I e cooperando no Departamento de Educação (DEDC), Campus XIII; Membro efetivo do Conselho Editorial da Editora da Universidade do Estado Bahia (EDUNEB), representante da grande área das Ciências Sociais Aplicadas; Membro do Conselho Editorial da Revista Acadêmico Mundo; Avaliador “ad hoc” Institucional e de Cursos - INEP/MEC; auditor fiscal do Estado da Bahia aposentado.

Downloads

Publicado

2019-11-05