NUNCA É TARDE PARA FORMAR-SE LEITOR - A contribuição das cartas com indicações literárias circunscritas em Projetos Institucionais.

  • Aline Carvalho Nascimento Instituto Chapada de Educação e Pesquisa

Resumo

Este artigo circunscreve-se no âmbito da formação continuada, que assume a prática profissional como eixo central da formação das equipes técnicas e pedagógicas atuantes nas redes municipais de ensino de Itaetê e Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, que integram o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. Parte da premissa de que nunca é tarde para formar-se leitor, e que tal investimento tem impacto direto na escola e na comunidade, situando a escola como uma comunidade de leitores.  Nesse sentido, vale ressaltar que é possível formar-se leitor na profissão, e para tanto é importante entender o significado que a leitura literária exerce na vida dos profissionais da educação, e partindo das suas histórias de vida com a literatura seguir numa aproximação constante de variados autores, leituras, livros. Os projetos institucionais de leitura e escrita são importantes dispositivos de (auto)formação tendo em vista a mobilização de uma rede leitora, que se sustenta com a formação de todos os envolvidos no processo educativo, secretários de educação, equipes técnicas, diretores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, estudantes. E é nesse contexto que tais projetos possibilitam que os educadores assumam um lugar de quem pode compartilhar experiências, histórias de vida e falar sobre as suas preferências leitoras, frente a uma variedade de obras literárias, trilha interessante para aportar a condição humana de se emocionar com os livros e estreitar os laços afetivos e profissionais. Tudo isso contribui para que os estudantes desfrutem de ambientes alfabetizadores e possam ir tecendo relações cada vez mais afetuosas com a leitura literária. Uma experiência ainda mais encantadora quando se une tudo isso ao fato de que os educadores são convidados a escrever cartas com indicações literárias no marco da publicação do livro “Histórias de carta em carta”, e com isso tirarem proveito das crônicas, romances, novelas, gêneros diversos, mas também das suas próprias histórias de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Carvalho Nascimento, Instituto Chapada de Educação e Pesquisa
Formação em Pedagogia, com Especialização em Política do Planejamento Pedagógico. Experiência com Formação Continuada de Professores, Coordenadores Pedagógicos, Diretores Escolares e Equipes Técnicas do Ensino Fundamental
Publicado
2019-11-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 64
  • PDF downloads: 57