A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA ESCOLA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
Resumo
A importância deste artigo (relato analítico) reside no estudo sobre o papel que exercem as atividades teórico-práticas no contexto das Oficinas Articulares do Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. As atividades que consideram a chamada sétima arte – o cinema – possibilitaram um trabalho pedagógico diferente e bem sucedido nessas Oficinas. A partir dessa perspectiva, o objetivo da atividade efetivada junto aos professores-cursistas do PARFOR foi promover sessões de cinema a fim de verificar como pode ser usada essa linguagem na sala de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, numa abordagem qualitativa. Adotou-se, como suporte teórico para fundamentação deste trabalho, as obras de FILHO, GODAWA, TEIXEIRA, HOLLEBEN, NAPOLITANO, entre outros. Já se constatou que o cinema encanta várias gerações e é amplamente utilizado de forma empírica em várias escolas brasileiras. Assim, este estudo propôs uma avaliação do “uso do cinema” no desenvolvimento de atividades pedagógicas no auxílio à docência no ensino superior para contribuir com os professores-cursistas na transposição didática nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. O