ANÁLISE HISTÓRICA DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DE SURDOS DO MUNICIPIO DE ITABERABA-BA

Autores

  • STELA SANTOS FERNANDES INES - INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

Resumo

O presente artigo: Análise Histórica da Política Pública de Educação de Surdos  do município de Itaberaba-BA, tem por objetivo analisar a história da educação de surdos   do município de Itaberaba-BA, durante o período de 1992 a 2010, utilizando-se dos conhecimentos da área de políticas públicas (policy analysis) e do Ciclo de Política (policy cycle). Para discutir tal temática utilizamos os seguintes aportes teóricos: Cavalcanti (2009), Dye (1984) e Roth Deubel (2003).   Em face do propósito central deste estudo: A Historia da Educação de Surdos, a abordagem de pesquisa foi a documental, realizada no Centro de Apoio Pedagógico em Educação Especial (CEAPE). A partir das análises de dados foi possível constatar que a  discussão acerca da implantação da Política de Educação de surdos, apresentada, ainda requer a implementação de uma política inclusiva, com vistas a garantir um ensino de qualidade e aprendizagem de todos os alunos de acordo aos princípios da Pedagogia Surda, possibilitando também aos educandos surdos e seus pais  o poder de decisão e o acompanhamento das  ações  políticas, para que os educandos surdos possam também serem os atores sociais de sua própria história. 

Palavras chaves: História, Política, Educação do Surdo    

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Biografia do Autor

STELA SANTOS FERNANDES, INES - INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARA CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO  (UNEB CAMPUS XIII) PÓS GRADUAÇÃO EM POLITICA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO, LIBRAS, PSICOPEDAGOGIA E NEUROPSICOLOGIA. MESTRADO EM CULTURA MEMÓRIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL. ATUAO NA AREA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SURDEZ

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Publicado

2017-07-13