ANÁLISE HISTÓRICA DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DE SURDOS DO MUNICIPIO DE ITABERABA-BA
Resumo
O presente artigo: Análise Histórica da Política Pública de Educação de Surdos do município de Itaberaba-BA, tem por objetivo analisar a história da educação de surdos do município de Itaberaba-BA, durante o período de 1992 a 2010, utilizando-se dos conhecimentos da área de políticas públicas (policy analysis) e do Ciclo de Política (policy cycle). Para discutir tal temática utilizamos os seguintes aportes teóricos: Cavalcanti (2009), Dye (1984) e Roth Deubel (2003). Em face do propósito central deste estudo: A Historia da Educação de Surdos, a abordagem de pesquisa foi a documental, realizada no Centro de Apoio Pedagógico em Educação Especial (CEAPE). A partir das análises de dados foi possível constatar que a discussão acerca da implantação da Política de Educação de surdos, apresentada, ainda requer a implementação de uma política inclusiva, com vistas a garantir um ensino de qualidade e aprendizagem de todos os alunos de acordo aos princípios da Pedagogia Surda, possibilitando também aos educandos surdos e seus pais o poder de decisão e o acompanhamento das ações políticas, para que os educandos surdos possam também serem os atores sociais de sua própria história.
Palavras chaves: História, Política, Educação do Surdo