https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/issue/feedDiálogos e Perspectivas Interventivas2024-03-06T22:26:29-03:00Sandra Célia Coelho Gomes da Silvascsilva@uneb.brOpen Journal Systems<p>A Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) (<a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/2675-682X" target="_blank" rel="noopener">ISSN - 2675-682X</a>), instituída no mês de outubro do ano de 2020, é uma revista científica vinculada ao <a href="https://www.mpies.uneb.br/" target="_blank" rel="noopener">Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social</a> (MPIES) da <a href="https://portal.uneb.br/" target="_blank" rel="noopener">Universidade do Estado da Bahia</a> (UNEB). A DIAPI é editada em sistema de fluxo contínuo para submissão e publicação. O escopo da DIAPI inclui produções com enfoque na Interdisciplinaridade, Ciências Humanas e Ciências Sociais. A DIAPI publica <a href="https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/libraryFiles/downloadPublic/88" target="_blank" rel="noopener">dossiês temáticos,</a> relatos de experiências, artigos originais, revisões de literatura, resenhas e carta ao editor, aceitos após processo de revisão por pares, nas línguas <strong>portuguesa, espanhola, francesa </strong>e <strong>inglesa</strong> conforme normatização apresentada nas diretrizes para autoras(es).</p>https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/19637Julho das Pretas2024-02-03T18:19:02-03:00Liliene Rabelo dos Santoslilienerabelo@ufg.brMargareth Pereira Arbuésmargareth_arbues@ufg.br<p>O <em>Julho das Pretas, </em>em Goiás, é um movimento social, protagonizado por mulheres negras em busca de direitos humanos e justiça social. As ações coletivas dessas mulheres, fundamentam-se na resistência, na resiliência e na busca pela emancipação econômica, alicerçadas nas escrevivências, nas teorias e práticas do feminismo negro. O intuito do movimento de mulheres negras é ocupar espaços de poder e saber, além de romper as estruturas racistas, sexistas e machistas arraigadas na sociedade como “fruto” do processo histórico. O objetivo deste estudo foi o de contextualizar a importância e o protagonismo da Lei n.º 12.987 de 02 de junho de 2014, que estabelece o dia 25 de julho como o “Dia de Tereza de Benguela e das mulheres negras no Brasil”. O texto procura também, destacar o feminismo negro dentro do movimento feminista e a organização do movimento de mulheres negras em Goiás. A metodologia utilizada apoiou-se na pesquisa bibliográfica e revisional de autoras negras, como: bell hooks (2015), Lélia Gonzalez (1984, 2018, 2020), Luíza Bairros (1995), Luciana Dias (2019, 2012), Nilma Lino (2022), Patrícia Hill Collins (2016), Sueli Carneiro (2003); e ainda, fez-se um diálgodo com informações disponibilizadas por órgãos e instituições credenciadas, tais como, ONU Mulheres e Odara Instituto da Mulher Negra. Como resultados, avaliou-se que o Julho da<em>s Pretas </em>é um movimento emancipatório que visa dar vazão à profundidade das pautas insurgidas nas dororidades e interseccionalidades que atravessam as mulheres negras nesta árdua busca por direitos e um tratamento equitativo.</p>2024-02-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Liliene Rabelo dos Santos, Margareth Pereira Arbuéshttps://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/19829PRESENTACIÓN2024-03-06T22:26:29-03:00C Máryuri García González maryuri@cepes.uh.cu<p>En el contexto social actual, caracterizado por valorar las aplicaciones científico técnicas y el consumo como las bases fundamentales para el bienestar y la prosperidad, las universidades se fragmentan, se especializan exageradamente y atienden prioritariamente a los conocimientos transferibles al mercado productivo, tanto en docencia como en investigación, relegando por carecer de valor de cambio a los saberes humanos, sociales, éticos y filosóficos. Sin embargo, son las ciencias humanas las que pueden proporcionarnos instrumentos para comprender el mundo complejo en que vivimos. Alarcón; Guzmán y García. (2019).</p>2024-03-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 C Máryuri García González https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/19655Tarea vida desde la Universidad2024-02-10T23:47:20-03:00Reina Maríareina.rodriguez@upr.edu.cuAna Cristina Pérez Hernándezperezhernandezana790@gmail.comEkaterina Ferragut Reinosoferragutkaty@gmail.comMáryuri García Gonzálezmaryurigarciagonzalez@gmail.com<p>El cambio climático representa una verdad ineludible que debe ser atendida por todos los habitantes del planeta. En tal sentido, es vital el compromiso de las universidades cubanas con el cumplimiento del Plan de Estado para el Enfrentamiento al Cambio Climático (Tarea Vida), por constituir una prioridad para la política ambientalista del país. Estas consideraciones se tomaron como base para erigir el Plan de Acciones de la Tarea Vida del Centro Universitario Municipal de Consolación del Sur, Pinar del Río, a partir de la condición de que el municipio está vinculado con las prioridades del Plan de Estado por las afectaciones en los acuíferos costeros, circunscritos al Consejo Popular de Alonso Rojas, que comprometen el riego en los planes arroceros y a la agricultura en general; además, el diagnóstico efectuado permitió constatar que a la población le faltan los conocimientos necesarios para poder percibir el riesgo de los graves problemas ambientales y hacerles frente, por lo que debe ser preparada para la mitigación y adaptación ante estos problemas. Con estas consideraciones, el presente trabajo tiene como meta implementar un plan de acciones de la Tarea Vida dirigido a la preparación de la población para la mitigación y adaptación frente a los efectos del cambio climático en las zonas priorizadas del municipio Consolación del Sur en Pinar del Río. Para la obtención de los resultados se emplearon la observación y las entrevistas, apoyados en métodos teóricos que garantizaron estructurar de forma lógica la propuesta que se presenta, así como sus resultados.</p>2024-03-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Reina María, Ana Cristina Pérez Hernández, Ekaterina Ferragut Reinoso, Máryuri García Gonzálezhttps://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/19658Formación inicial en la asignatura Práctica Integral de la Lengua Inglesa I-II a través de las competencias digitales en la Carrera Licenciatura en Educación Lenguas Extranjeras (Inglés) de la Universidad de Pinar del Río.2024-02-12T10:22:59-03:00Isabel Alvarez Morejónr3dbubbl393@gmail.comMeivys Páez Paredesmeivys1984@gmail.com<p>Los avances generados por la tecnología en la educación y de forma particular en la educación superior han trascendido de manera significativa, haciéndose cada vez más imprescindibles, es el caso de esta investigación en la Carrera Licenciatura en Educación Lenguas Extranjeras (Inglés). La formación inicial en la asignatura Práctica Integral de la Lengua Inglesa I-II a través de las competencias digitales es de gran importancia en la actualidad debido a su relevancia en la comunicación global, su enfoque en competencias digitales y su contribución al desarrollo personal y profesional de los estudiantes, así como al progreso de la sociedad y el país en un mundo cada vez más interconectado y digitalizado. Los estudiantes del primer año de esta carrera han tenido dificultades en su formación incial que no solo se centra en el idioma, sino también en el desarrollo de habilidades transversales como el pensamiento crítico, la resolución de problemas, la comunicación efectiva y la colaboración relacionadas con las competencias digitales. El objetivo fue diagnosticar el proceso de formación inicial en la asignatura Práctica Integral de la Lengua Inglesa I-II a través de las competencias digitales en la Carrera Licenciatura en Educación Lenguas Extranjeras (Inglés) de la Universidad de Pinar del Río.</p>2024-03-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Isabel Alvarez Morejón, Meivys Páez Paredeshttps://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/19654A formação da capacidade de caracterição, e seu tratamento na disciplina educação pedagógica geral2024-02-10T23:21:32-03:00Yosveidy Caridad San Jorge Gálvez yosnielyosveidy@gmail.comYurien Lazo Fernández yurien1969@gmail.comJuan Lázaro Márquez Marreromarqmarrero@upr.edu.cu<p>Em Cuba, a formação dos profissionais da educação pré-escolar é um sistema de formação contínua que se inicia na licenciatura e é complementada com o desenvolvimento profissional através da preparação, para que possam cumprir as funções e tarefas do seu desempenho profissional, onde o treino de competências é um elemento chave na resolução da diversidade de problemas que surgem no seu trabalho. As ideias expostas a seguir corroboram esta visão, uma vez que o objetivo deste artigo é analisar um conjunto de referências teóricas sobre a formação da capacidade de caraterização na disciplina de Formação Pedagógica Geral na Licenciatura em Educação Pré-Escolar. No estudo teórico, utilizou-se o método dialético-materialista como método orientador, que foi complementado com a utilização de métodos teóricos como o histórico-lógico, a modelação e o sistémico-estrutural. Com base nos fundamentos teóricos propostos, estruturou-se uma estratégia para a formação da capacidade de caraterização na disciplina de Formação Pedagógica Geral, nos alunos do curso de Educação Pré-escolar do Centro Universitário Municipal Los Palacios, com um carácter sistémico, que contém objectivos e acções estratégicas específicas, tais como: um programa de cursos de formação para professores e alunos, oficinas para professores e alunos e um sistema de aulas para as diferentes disciplinas que compõem esta disciplina.</p>2024-03-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Yosveidy Caridad San Jorge Gálvez , Yurien Lazo Fernández , Juan Lázaro Márquez Marrerohttps://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/19659O processo formativo para a orientação de criatividade em alunos do curso de licenciatura em educação pré-escolar.2024-02-12T10:47:02-03:00Lisandra Lago Jiménezlisandra.lagoj@upr.edu.cuYurien Lazo Fernándezyurien1969@gmail.comEkaterina Ferragut Reinosoferragutkaty@gmail.com<p>O treinamento para orientação da criatividade em alunos pré-escolares é um processo de construção de conhecimento que se realiza por meio da interação social e que permite o desenvolvimento da competência criativa nas crianças. A criatividade é uma competência que pode ser desenvolvida nos alunos da educação infantil por meio de brincadeiras sobre o valor da criatividade e do desenvolvimento nas crianças. Fatores sociais que influenciam o desenvolvimento da criatividade, como família, ambiente doméstico e escola, interagem na história da criança. A abordagem personológica levanta o valor que a criatividade tem para a pessoa como requisito da pedagogia para a eficácia dos processos de aprendizagem, assumindo a concepção de personalidade como uma configuração holística, sistémica, consciente, activa que se desenvolve nos processos de socialização e comunicação. Este processo serve para nos guiar rumo à criatividade, serve de ponte para que os nossos alunos tenham consciência da necessidade de estimular as crianças desde as mais tenras idades para lhes ensinar que este processo criativo constrói nas crianças um sentido de integridade pessoal de acordo com o desenvolvimento de talentos e habilidades.</p>2024-03-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Lisandra Lago Jiménez, Yurien Lazo Fernández, Ekaterina Ferragut Reinosohttps://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/19661“Estratégia para o processo de formação artística em estudantes de educação pré-escolar da Universidade de Pinar del Río ¨Hermanos Saiz Montes de Oca¨”2024-02-12T11:28:54-03:00Yaquelin Valdés Torrensjudyrovira72@gmail.comC Judit Rovirajudyrovira72@gmail.com<p>A formação artística é um componente essencial no desenvolvimento integral de crianças em idade pré-escolar, pois favorece o desenvolvimento da criatividade, expressão, sensibilidade e comunicação. O artigo tem como objetivo socializar uma sistematização teórica sobre os principais referenciais teóricos do processo de formação artística em estudantes de educação pré-escolar. Os principais métodos foram o dialético-materialista como geral que permite a materialização da unidade da teoria e da prática, a partir de uma abordagem sistêmica e generalizadora, juntamente com métodos teóricos como análise histórico-lógica e seus procedimentos, análise e síntese e indução e dedução, para chegar a conclusões e fazer generalizações. Os resultados se concentraram na sistematização teórica da formação artística em estudantes de educação pré-escolar, nos contextos nacional e internacional. Como conclusões, destaca-se a importância da formação artística como um fator de qualidade na educação pré-escolar.</p>2024-03-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Yaquelin Valdés Torrens, C Judit Rovira