https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/issue/feed Diálogos e Perspectivas Interventivas 2021-09-20T20:52:29-03:00 Ivonete Barreto de Amorim ebamorim@uneb.br Open Journal Systems <p>A Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) (<a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/2675-682X" target="_blank" rel="noopener">ISSN - 2675-682X</a>), instituída no mês de outubro do ano de 2020, é uma revista científica vinculada ao <a href="https://www.mpies.uneb.br/" target="_blank" rel="noopener">Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social</a> (MPIES) da <a href="https://portal.uneb.br/" target="_blank" rel="noopener">Universidade do Estado da Bahia</a> (UNEB). A DIAPI é editada em sistema de fluxo contínuo para submissão e publicação. O escopo da DIAPI inclui produções com enfoque na Interdisciplinaridade, Ciências Humanas e Ciências Sociais. A DIAPI publica dossiês temáticos, relatos de experiências, artigos originais, revisões de literatura, resenhas e carta ao editor, aceitos após processo de revisão por pares, nas línguas <strong>portuguesa, espanhola, francesa&nbsp;</strong>e&nbsp;<strong>inglesa</strong>&nbsp;conforme normatização apresentada nas diretrizes para autoras(es).</p> https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/11661 APONTAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA COVID-19 2021-09-15T16:00:52-03:00 Teresita del Carmen Miranda Lena teresaml@ucpejv.edu.cu <p>A formação dos profissionais da educação, atinge um alto valor nas complexas condições atuais. E é essa a responsabilidade social da Universidade de Ciências Pedagógicas "EJV". Hoje em dia exige-se do claustro e dos nossos investigadores, assumir a complexa tarefa de fazer com que esta formação alcance que os nossos licenciados deem passos sólidos na sua integral formação para poder assumir as suas funções profissionais na perspectiva de o conseguir, por sua vez, em cada educar, no caminho para uma educação de qualidade, inclusiva e sustentável ao que se aspira. pós-parto, é preciso considerar no processo de formação, os efeitos negativos que tem ocorrido na escola e até educacional, o isolamento social, a interrupção do processo educacional tradicional nas escolas, o vínculo social, a aprendizagem agora completamente individual, a dependência das tecnologias com a ajuda dos pais e o lazer tudo o que afeta emocional e intelectualmente ao escolar. Como preparar os alunos das carreiras pedagógicas para educar nessas novas condições? Que questões pedagógicas renovar? O objetivo deste artigo é meditar sobre os modos como se pode, a partir dos diferentes contextos de formação, envolver os universitários em um processo pedagógico integral, para que vivam e se apropriem do que significa a formação integral e, assim, ser capaz de alcançá-lo em seus alunos.</p> 2021-09-14T10:29:05-03:00 Copyright (c) 2021 Teresita del Carmen Miranda Lena https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/12023 EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR, UMA ALTERNATIVA DE AUTOGESTÃO 2021-09-15T16:02:24-03:00 Adrialys Martínez Nuñez adria.martineznunez1993@gmail.com Ekaterina Ferragut Reinoso ekaterinaferrgutreinoso@gmail.com Máryuri García González maryurigarciagonzalez@gmail.com <p>O artigo faz uma análise das principais contribuições da Educação Ambiental Popular para a realidade socioambiental de Cuba. Inclui também as contribuições do Centro de Educação e Promoção para o Desenvolvimento Sustentável (CEPSD) para a gestão ambiental comunitária em Pinar del Río, com ênfase no fortalecimento dos grupos de gestão comunitária.</p> 2021-09-14T14:19:39-03:00 Copyright (c) 2021 Adrialys Martínez Nuñez, Ekaterina Ferragut Reinoso, Máryuri García González https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/11655 PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA REVISTA CUBANA DO ENSINO SUPERIOR: DO IMPRESSO PARA O DIGITAL 2021-09-15T15:58:17-03:00 Adelin Del Carmen García Hernández adelin@cepes.uh.cu Máryuri García González maryuri@cepes.uh.cu <p>Desde o final do século passado, o mundo da comunicação acadêmica não parou de evoluir. O surgimento da era digital gerou mudanças notáveis ​​que romperam o estatismo inerente ao processo tradicional de divulgação da ciência, que permaneceu praticamente inalterado por séculos. Nesse contexto, as revistas científicas surgem como meio formal de divulgação, organização e avaliação da ciência contemporânea, pois além de divulgar as mais recentes descobertas científicas e validar sua relevância, pertinência e vanguarda, também estimulam a interação entre as comunidades acadêmicas. Neste artigo expomos os desafios enfrentados por quem produz revistas de divulgação científica. Apresentamos o caso particular da Revista Cubana de Educação Superior, da Universidade de Havana, Cuba.</p> 2021-09-14T18:48:57-03:00 Copyright (c) 2021 Adelin Del Carmen García Hernández, Máryuri García González https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/11703 ANÁLISE DO DISCURSO DAS ESTRATÉGIAS DO MARKETING APLICADAS EM BIBLIOTECAS 2021-09-20T20:52:29-03:00 Patrícia Kellen da Silva Lima patricia.lima@uftm.edu.br Marcelo Máximo Purificação marcelo.ueg@gmail.com <p>Na era digital, o acesso à informação tornou-se cada vez mais dinâmico. Tudo está disponível em apenas um clique e em tempo real, e este fato transforma as bibliotecas em um ambiente cada vez menos atrativo para seus usuários. Esse artigo foi desenvolvido com o objetivo de desfazer a ideia da biblioteca apenas como depósito de livros, propondo uma análise sobre novos tipos de linguagem usados nas estratégias de marketing para atrair os usuários. O trabalho foi conduzido através de pesquisa bibliográfica sobre os impactos das novas tecnologias e as possíveis adaptações a serem efetuadas do ponto de vista da Análise do discurso, e por conseguinte, atrair os usuários para os espaços de estudo coletivo em um período ao qual o livro físico está gradativamente caindo em desuso. Como resultado, ficou clara a necessidade de mudança discurso de marketing para dar visibilidade à biblioteca e tornar seu ambiente mais moderno e atrativo para seus frequentadores.</p> 2021-09-20T20:52:28-03:00 Copyright (c) 2021 Patrícia Kellen da Silva Lima, Marcelo Máximo Purificação https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/10.52579%20diapi.v2i.11716 BERGSON: POR UMA EDUCAÇÃO CRIADORA 2021-05-05T14:27:42-03:00 Warley Kelber Gusmão Andrade wkandrade@uneb.br <p>Este breve texto pretende realizar um sobrevoo sobre alguns momentos da filosofia bergsoniana, que permitam uma reflexão sobre um modo educativo que busque incentivar nos/as estudantes um movimento que os/as leve a um processo de criação, no extremo contrário de um método educacional voltado apenas para o repasse mecânico de conteúdos que visa exclusivamente a repetição e jamais a criação do inédito.</p> 2021-05-05T14:20:09-03:00 Copyright (c) 2021 Warley Kelber Gusmão Andrade