https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/issue/feed Diálogos e Perspectivas Interventivas 2021-05-05T14:27:42-03:00 Ivonete Barreto de Amorim ebamorim@uneb.br Open Journal Systems <p>A Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) (ISSN - 2675-682X), instituída no mês de outubro do ano de 2020, é uma revista científica vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (MPIES) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A DIAPI é editada em sistema de fluxo contínuo para submissão e publicação. O escopo da DIAPI inclui produções com enfoque na Interdisciplinaridade, Ciências Humanas e Ciências Sociais. A DIAPI publica dossiês temáticos, relatos de experiências, artigos originais, revisões de literatura, resenhas e carta ao editor, aceitos após processo de revisão por pares, nas línguas <strong>portuguesa, espanhola, francesa&nbsp;</strong>e&nbsp;<strong>inglesa</strong>&nbsp;conforme normatização apresentada nas diretrizes para autoras(es).</p> https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/10.52579%20diapi.v2i.11716 BERGSON: POR UMA EDUCAÇÃO CRIADORA 2021-05-05T14:27:42-03:00 Warley Kelber Gusmão Andrade wkandrade@uneb.br <p>Este breve texto pretende realizar um sobrevoo sobre alguns momentos da filosofia bergsoniana, que permitam uma reflexão sobre um modo educativo que busque incentivar nos/as estudantes um movimento que os/as leve a um processo de criação, no extremo contrário de um método educacional voltado apenas para o repasse mecânico de conteúdos que visa exclusivamente a repetição e jamais a criação do inédito.</p> 2021-05-05T14:20:09-03:00 Copyright (c) 2021 Warley Kelber Gusmão Andrade