https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/issue/feed Diálogos e Perspectivas Interventivas 2022-02-08T23:25:13-03:00 Ivonete Barreto de Amorim ebamorim@uneb.br Open Journal Systems <p>A Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) (<a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/2675-682X" target="_blank" rel="noopener">ISSN - 2675-682X</a>), instituída no mês de outubro do ano de 2020, é uma revista científica vinculada ao <a href="https://www.mpies.uneb.br/" target="_blank" rel="noopener">Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social</a> (MPIES) da <a href="https://portal.uneb.br/" target="_blank" rel="noopener">Universidade do Estado da Bahia</a> (UNEB). A DIAPI é editada em sistema de fluxo contínuo para submissão e publicação. O escopo da DIAPI inclui produções com enfoque na Interdisciplinaridade, Ciências Humanas e Ciências Sociais. A DIAPI publica dossiês temáticos, relatos de experiências, artigos originais, revisões de literatura, resenhas e carta ao editor, aceitos após processo de revisão por pares, nas línguas <strong>portuguesa, espanhola, francesa&nbsp;</strong>e&nbsp;<strong>inglesa</strong>&nbsp;conforme normatização apresentada nas diretrizes para autoras(es).</p> https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/13347 ENSINO SUPERIOR À LUZ DE NOVOS TEMPOS 2021-12-15T11:44:06-03:00 Anamarys Rojas Murillo anamarys@upr.edu.cu Máryuri García González maryuri@cepes.uh.cu <p>Apresentação do dossiê temático ENSINO SUPERIOR À LUZ DE NOVOS TEMPOS</p> 2021-12-15T11:44:05-03:00 Copyright (c) 2021 Anamarys Rojas Murillo, Máryuri García González https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/11661 APONTAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA COVID-19 2021-09-15T16:00:52-03:00 Teresita del Carmen Miranda Lena teresaml@ucpejv.edu.cu <p>A formação dos profissionais da educação, atinge um alto valor nas complexas condições atuais. E é essa a responsabilidade social da Universidade de Ciências Pedagógicas "EJV". Hoje em dia exige-se do claustro e dos nossos investigadores, assumir a complexa tarefa de fazer com que esta formação alcance que os nossos licenciados deem passos sólidos na sua integral formação para poder assumir as suas funções profissionais na perspectiva de o conseguir, por sua vez, em cada educar, no caminho para uma educação de qualidade, inclusiva e sustentável ao que se aspira. pós-parto, é preciso considerar no processo de formação, os efeitos negativos que tem ocorrido na escola e até educacional, o isolamento social, a interrupção do processo educacional tradicional nas escolas, o vínculo social, a aprendizagem agora completamente individual, a dependência das tecnologias com a ajuda dos pais e o lazer tudo o que afeta emocional e intelectualmente ao escolar. Como preparar os alunos das carreiras pedagógicas para educar nessas novas condições? Que questões pedagógicas renovar? O objetivo deste artigo é meditar sobre os modos como se pode, a partir dos diferentes contextos de formação, envolver os universitários em um processo pedagógico integral, para que vivam e se apropriem do que significa a formação integral e, assim, ser capaz de alcançá-lo em seus alunos.</p> 2021-09-14T10:29:05-03:00 Copyright (c) 2021 Teresita del Carmen Miranda Lena https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/12023 EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR, UMA ALTERNATIVA DE AUTOGESTÃO 2021-09-15T16:02:24-03:00 Adrialys Martínez Nuñez adria.martineznunez1993@gmail.com Ekaterina Ferragut Reinoso ekaterinaferrgutreinoso@gmail.com Máryuri García González maryurigarciagonzalez@gmail.com <p>O artigo faz uma análise das principais contribuições da Educação Ambiental Popular para a realidade socioambiental de Cuba. Inclui também as contribuições do Centro de Educação e Promoção para o Desenvolvimento Sustentável (CEPSD) para a gestão ambiental comunitária em Pinar del Río, com ênfase no fortalecimento dos grupos de gestão comunitária.</p> 2021-09-14T14:19:39-03:00 Copyright (c) 2021 Adrialys Martínez Nuñez, Ekaterina Ferragut Reinoso, Máryuri García González https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/11655 PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA REVISTA CUBANA DO ENSINO SUPERIOR: DO IMPRESSO PARA O DIGITAL 2021-09-15T15:58:17-03:00 Adelin Del Carmen García Hernández adelin@cepes.uh.cu Máryuri García González maryuri@cepes.uh.cu <p>Desde o final do século passado, o mundo da comunicação acadêmica não parou de evoluir. O surgimento da era digital gerou mudanças notáveis ​​que romperam o estatismo inerente ao processo tradicional de divulgação da ciência, que permaneceu praticamente inalterado por séculos. Nesse contexto, as revistas científicas surgem como meio formal de divulgação, organização e avaliação da ciência contemporânea, pois além de divulgar as mais recentes descobertas científicas e validar sua relevância, pertinência e vanguarda, também estimulam a interação entre as comunidades acadêmicas. Neste artigo expomos os desafios enfrentados por quem produz revistas de divulgação científica. Apresentamos o caso particular da Revista Cubana de Educação Superior, da Universidade de Havana, Cuba.</p> 2021-09-14T18:48:57-03:00 Copyright (c) 2021 Adelin Del Carmen García Hernández, Máryuri García González https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/11651 OS VERSOS SIMPLES EM IMAGENS VISUAIS E PLÁSTICAS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO 2021-10-07T21:11:42-03:00 Alexis Aroche Carvajal aroche@unah.edu.cu Yoamna Peguero Escandell ypeguero@isdi.uh.cu <p>A forma escolhida para expor a contribuição de um conjunto de atividades para o desenvolvimento cultural de estudantes universitários é o relato de experiência com o objetivo de mostrar o quão importante e útil é para os alunos aprenderem em situação experiencial e co-criativa e apreciarem e produzir imagens visuais dos Versos Simples em contexto universitário que facilite um processo visual e plástico de aprofundamento nos valores dos versos e na vida de seu autor, José Martí. São expostas as atividades baseadas no desejo dos alunos de estar nelas, a partir da qual se organiza a relação emoções-necessidade para conduzir o processo de apreciação-criação-produção.</p> 2021-10-07T21:11:41-03:00 Copyright (c) 2021 Alexis Aroche Carvajal, Yoamna Peguero Escandell https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/11653 AS ETAPAS INICIAIS DO PÓS-GRADUADO EM CUBA. TREINAMENTO DOS PRIMEIROS DOUTORADOS EM CIÊNCIAS PSICOLÓGICAS 2021-10-10T00:55:53-03:00 Victoria Ojalvo Mitrany victoria@cepes.uh.cu <p>Este artigo revela os primórdios da pós-graduação em Cuba, a partir do triunfo da Revolução Cubana e da ajuda dos países socialistas da Europa, especialmente a União Soviética, bem como as estratégias desenhadas pelas universidades cubanas para alcançar o desenvolvimento científico da seus graduados. Esta etapa da pós-graduação em Cuba é exemplificada por sua evolução no campo da psicologia. São coletadas experiências da autora do artigo sobre sua permanência de estudos naquele país e o que isso significou em sua formação profissional e pessoal.</p> 2021-10-10T00:55:09-03:00 Copyright (c) 2021 Victoria Ojalvo Mitrany https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/12024 ESTUDOS DE ACOMPANHAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO. UMA VISÃO DO CONTEXTO LATINO-AMERICANO 2021-12-06T20:53:57-03:00 Yeny Delgado Brito ydelgadobrito@gmail.com Enrique Iñigo Bajos inigo@cepes.uh.cu Ana Margarita Sosa Castillo anam@cepes.uh.cu <p>Uma das características dos processos produtivos e industriais é a sua atualização constante promovendo mudanças importantes, entre elas: a elevação do nível de complexidade das atividades, as novas formas de organização do trabalho, a diversificação continua dos empregos, o processo de descentralização e a rápida obsolescência das tecnologias. A pós-graduação é uma alternativa para compreender a relação entre a formação profissional e o mundo do trabalho, bem como a satisfação das demandas externas e internas, entendendo que abrangem as necessidades individuais, coletivas, institucionais e sociais. No entanto, para cumprir esta tarefa hoje, a abordagem tradicional que os estudos de pós-graduação têm tido, focada no sucesso no trabalho e nas condições de trabalho, deve ser substituída por uma que leve em consideração as características do mundo do trabalho, onde todos os elementos que contribuam para a construção da cidadania e para a contribuição do indivíduo como parte de uma sociedade têm seu lugar. Por outro lado, na medida em que a formação profissional obtida nas Universidades não é suficiente para a vida, dada a perda de validade dos conhecimentos no Ensino Superior, é necessário que os profissionais estejam preparados para aprender ao longo da vida o acompanhamento da pós-graduação é uma ferramenta valiosa para orientar a atualização de competências genéricas e específicas.</p> 2021-12-06T20:51:20-03:00 Copyright (c) 2021 Yeny Delgado Brito, Enrique Iñigo Bajos, Ana Margarita Sosa Castillo https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/12026 PERCEPÇÃO SOCIAL DAS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS NOS TEMPOS DE COVID-19 2021-12-06T21:22:22-03:00 Gilma Gómez Veloz gomezveloz.gilma2017@gmail.com Maryuri García Gonzalez maryurigarciagonzalez@gmail.com <p>Este artigo reflete as percepções sociais de jovens universitários sobre suas competências emocionais para enfrentar a Covid-19, que surgiram repentinamente, obrigando-nos a potencializar os recursos emocionais para enfrentar suas ameaças e desafios. O objetivo da pesquisa foi explorar a percepção social das competências emocionais para enfrentar a Covid-19 nos alunos da carreira de Gestão Sociocultural para o Desenvolvimento da Universidade de Pinar del Río; revelando os conteúdos perceptuais em torno das características das competências emocionais, suas formas de expressão e os elementos que as potencializam. Realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva a partir de um desenho qualitativo, com a utilização de métodos empíricos como a associação livre de ideias, a entrevista em profundidade e o grupo focal. A amostra foi composta por 30 alunos do curso de Gestão Sociocultural para o Desenvolvimento, selecionados aleatoriamente. Os resultados mostram um predomínio de percepções consensuais sobre o valor das competências emocionais para o enfrentamento da Covid-19 na dimensão pessoal e profissional, sendo estas percebidas como recursos essenciais para o enfrentamento de situações de emergência como a Covid-19.</p> 2021-12-06T21:22:22-03:00 Copyright (c) 2021 Gilma Gómez Veloz, Maryuri García Gonzalez https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/12025 AVALIAÇÃO DINÂMICA DAS REPRESENTAÇÕES DO ENSINO DO PATRIMÓNIO DE ALUNOS PÓS-GRADUADOS 2021-12-07T00:02:07-03:00 Nelsy Pupo Manreza nelsypupo12@gmail.com Alexis Aroche Carvajal arochecarvajalalexis@gmail.com <p>Atualmente nas instituições educacionais, a educação patrimonial desde a primeira infância é afetada por sua introdução no currículo, entre outras razões, devido às representações que os professores têm sobre a educação patrimonial. Diante desta situação, foi decidido aproveitar o curso de pós-graduação "Patrimônio e universidade" para aplicar uma avaliação dinâmica ao potencial de aprendizagem dos estudantes de pós-graduação para a transformação das representações sobre educação patrimonial em instituições de ensino (objetivo de pesquisa). Para o estudo das representações, o método selecionado foi a pesquisa; foram utilizadas duas pesquisas, a Estepa, a Ávila e a Ruiz, que é composta pelo "Questionário sobre o ensino-disseminação do patrimônio" e uma adaptação deste para o contexto cubano. Também foram criados procedimentos metodológicos que contribuíram para a autoavaliação dos estudantes. Os alunos de duas edições do Mestrado em Trabalho Sociocultural Universitário do curso acima mencionado participaram desta pesquisa como um grupo de estudo. Os resultados fundamentais foram: a eficácia da avaliação dinâmica quando acompanhada por processos de autoavaliação que incluíram autoanálise, confrontos de conhecimentos e discussões de resultados individuais e de grupo.</p> 2021-12-07T00:02:06-03:00 Copyright (c) 2021 Nelsy Pupo Manreza, Alexis Aroche Carvajal https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/11660 RETENÇÃO DE PESQUISADORES NAS UNIVERSIDADES. UMA NECESSIDADE 2021-12-07T23:02:14-03:00 Yaneisy González Espino yaneisy@cepes.uh.cu <p>Este trabalho faz parte do projeto "Contribuições teóricas, metodológicas e práticas para o desenvolvimento da gestão da qualidade nas instituições de ensino superior cubanas". Conseqüentemente, está sendo estudada a retenção de pesquisadores nessas instituições devido à sua necessidade. Foram consultadas fontes para a análise de referenciais teóricos e metodológicos sobre definições de investigadores, classificações estabelecidas por algumas instituições de ensino superior, fatores que influenciam a sua retenção; bem como ações utilizadas por alguns países latino-americanos. As soluções adotadas são revistas neste contexto em que a necessidade de reter pesquisadores nas universidades é uma prioridade estratégica. Verificou-se que os fatores não se baseiam apenas na remuneração monetária, mas são complementados por outros, baseados no reconhecimento do mérito, no desenvolvimento, nas oportunidades de carreira e na vida profissional, bem como no estabelecimento de condições integrais de bem-estar, que incluem a satisfação, motivação, identidade com a instituição. Conclui-se que os fatores determinantes para a retenção de pesquisadores classificam-se no nível individual e no nível institucional.</p> 2021-12-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Yaneisy González Espino https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/12027 SISTEMA DE TAREFAS DIALÓGICAS PARA FORMAR AS HABILIDADES DE EXPRESSÃO ORAL E ESCUTA EMPÁTICA 2021-12-08T11:24:34-03:00 Niurka Pons Rodríguez niurkapr@ifal.uh.cu Yaneisy González Espino yaneisy@cepes.uh.cu <p>O objetivo deste trabalho é delinear um sistema de tarefas pedagógicas dialógicas para a formação da Expressão Oral e Escuta Empática em alunos do Bacharelado em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Havana. Realizou-se uma análise teórica, na qual foram tomados como referenciais os estudos de vários autores sobre o diálogo, a comunicação na profissão farmacêutica, as competências comunicacionais e os sistemas de tarefas docentes. Como resultado, são apresentadas considerações metodológicas para a concepção e implementação de um sistema de tarefas pedagógicas dialógicas, bem como a sua estrutura e função. Conclui-se que pode ser uma alternativa válida para o treinamento das habilidades de Expressão Oral e Escuta Empática em estudantes de Farmácia. Isso pode ser acompanhado por outras ações que garantam a permanência e o enriquecimento dessas competências ao longo da carreira.</p> 2021-12-08T11:24:34-03:00 Copyright (c) 2021 Niurka Pons Rodríguez, Yaneisy González Espino https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/11703 ANÁLISE DO DISCURSO DAS ESTRATÉGIAS DO MARKETING APLICADAS EM BIBLIOTECAS 2021-09-20T20:52:29-03:00 Patrícia Kellen da Silva Lima patricia.lima@uftm.edu.br Marcelo Máximo Purificação marcelo.ueg@gmail.com <p>Na era digital, o acesso à informação tornou-se cada vez mais dinâmico. Tudo está disponível em apenas um clique e em tempo real, e este fato transforma as bibliotecas em um ambiente cada vez menos atrativo para seus usuários. Esse artigo foi desenvolvido com o objetivo de desfazer a ideia da biblioteca apenas como depósito de livros, propondo uma análise sobre novos tipos de linguagem usados nas estratégias de marketing para atrair os usuários. O trabalho foi conduzido através de pesquisa bibliográfica sobre os impactos das novas tecnologias e as possíveis adaptações a serem efetuadas do ponto de vista da Análise do discurso, e por conseguinte, atrair os usuários para os espaços de estudo coletivo em um período ao qual o livro físico está gradativamente caindo em desuso. Como resultado, ficou clara a necessidade de mudança discurso de marketing para dar visibilidade à biblioteca e tornar seu ambiente mais moderno e atrativo para seus frequentadores.</p> 2021-09-20T20:52:28-03:00 Copyright (c) 2021 Patrícia Kellen da Silva Lima, Marcelo Máximo Purificação https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/10.52579%20diapi.v2i.11716 BERGSON: POR UMA EDUCAÇÃO CRIADORA 2021-05-05T14:27:42-03:00 Warley Kelber Gusmão Andrade wkandrade@uneb.br <p>Este breve texto pretende realizar um sobrevoo sobre alguns momentos da filosofia bergsoniana, que permitam uma reflexão sobre um modo educativo que busque incentivar nos/as estudantes um movimento que os/as leve a um processo de criação, no extremo contrário de um método educacional voltado apenas para o repasse mecânico de conteúdos que visa exclusivamente a repetição e jamais a criação do inédito.</p> 2021-05-05T14:20:09-03:00 Copyright (c) 2021 Warley Kelber Gusmão Andrade https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/13612 EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENFRENTANDO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS 2022-02-08T23:25:13-03:00 Mailin Díaz Álvarez mailind@unah.edu.cu Orlianis Farradas López o.farradas@unah.edu.cu <p>Apresentação do dossiê temático EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENFRENTANDO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS</p> 2022-02-08T23:25:12-03:00 Copyright (c) 2022 Mailin Díaz Álvarez, Orlianis Farradas López https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/13592 ATIVIDADES METODOLÓGICAS PARA DESENVOLVER A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO 2022-02-05T19:08:39-03:00 Belkis Caridad de Vera Olivera belkis@unah.edu.cu Aleida Clotilde Alfonso Herrera aleida@unah.edu.cu Sarahi Zamora Ramos sarahizr@unah.edu.cu Lourdes De Vera Olivera sarahizr@unah.edu.cu <p>A realidade contemporânea exige a formação permanente dos profissionais do Ensino Superior. Os professores que dirigem o Processo Ensino-Aprendizagem da Carreira de Cultura Física do Centro Universitário Bejucal, manifestam em sua atuação, certas insuficiências no desenvolvimento de algumas habilidades profissionais de comunicação para o desenvolvimento do processo de ensino com qualidade. Justificar uma preparação eficiente na esfera comunicativa e colocá-la a serviço da educação contemporânea exige o desenvolvimento de sua competência. Este trabalho oferece o desenho de algumas atividades metodológicas para professores, voltadas ao desenvolvimento da competência comunicativa, nas quais são propostas conferências especializadas, oficinas e atividades de autopreparação, especificadas no trabalho didático-metodológico da carreira e do Centro Universitário Municipal, que permitem a possibilidade de autoavaliação do estado de transformação da atuação dos professores. Sua novidade está na apresentação sem antecedentes sobre o tema de estudo na localidade, de ferramentas teóricas e práticas para o cumprimento do objetivo proposto que potencializa a capacidade de expressar de forma clara, precisa e com o uso adequado da linguagem as informações que você querem transmitir numa direção participativa e democrática do processo de ensino-aprendizagem.</p> 2022-02-05T19:06:14-03:00 Copyright (c) 2022 Belkis Caridad de Vera Olivera, Aleida Clotilde Alfonso Herrera, Sarahi Zamora Ramos, Lourdes De Vera Olivera https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/13594 BULLYING, UMA DOENÇA SOCIAL QUE NÃO DEVE SER IGNORADA: MULTIMÍDIA PARA SUA PREVENÇÃO, COM A INTENÇÃO DO BULLYING HOMOFÓBICO 2022-02-05T19:47:52-03:00 Elaine Cejas Hernández elaine@unah.edu.cu Belkis Caridad de Vera Olivera belkis@unah.edu.cu Liannet Coello Pérez liannet@unah.edu.cu <p>A palavra bullying descreve uma maneira de tratar as pessoas. Seu significado fundamental é: assediar, incomodar, assediar, atrapalhar ou agredir fisicamente alguém. Pesquisas estrangeiras sugerem que ocorre em pouco tempo (entre 30 e 40 segundos) e apenas aproximadamente um em cada 25 professores é capaz de identificá-lo; Também se expressa de várias maneiras: nenhum país está isento de situações desse tipo, mas em Cuba não há evidências científicas para avaliar a magnitude do problema. Até hoje, constitui um assunto pouco abordado em nossa sociedade, principalmente porque é visto por muitos como uma etapa normal pela qual devem passar escolares, adolescentes e jovens durante seu desenvolvimento. Portanto, projetar uma multimídia que contribua como material de referência para a preparação de professores na prevenção do bullying, dando atenção especial ao bullying homofóbico, foi o objetivo da pesquisa que deu origem ao presente estudo. Por outro lado, a sensação de impunidade proporcionada pelas novas tecnologias traz sérias consequências para os afetados. Evitar abusos de bullying é assunto de todos. Os professores, como profissionais cientificamente preparados para educar, devem comunicar, dominar os métodos educativos para formar as novas gerações. Através da conceção e utilização de multimédia que é taxado como material de referência para a preparação de professores na Prevenção do bullying, dando especial atenção ao bullying homofóbico, o professor consegue conhecer, consciencializar, identificar e evitar a incidência nos nossos centros.</p> 2022-02-05T19:47:51-03:00 Copyright (c) 2022 Elaine Cejas Hernández, Belkis Caridad de Vera Olivera, Liannet Coello Pérez https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/13595 O PENSAMENTO TÁTICO TÉCNICO DOS JOGADORES DE BASQUETEBOL 11 - 12 ANOS DE BEJUCAL 2022-02-05T21:00:46-03:00 Pedro Emilio González Barrios pemilio@unah.edu.cu Aleida Alfonso Herrera aleida@unah.edu.cu Maritza Valiente Chávez maritza@unah.edu.cu Marisela Martínez Marín marisela@unah.edu.cu <p>A orientação pedagógica constitui um elemento fundamental para os entrenadores que dirigem o processo enseñanza – aprendiz desde las edades tempranas (Mini Baloncesto) tem as categorias superiores do Alto Rendimiento. A ação táctica, por tanto é uma atividade dirigida, hacia o logro dos componentes objetivo propuesto, que deve ser logar de acuerdo com os conocimientos tácticos, as habilidades técnicas, a facultad condicional, a rapidez de reação, as propriedades da voluntad e outras . El pensamiento táctico se entrena y desarrolla por medio de ilustrativos concretos e abstratos, y de ejercitaciones prácticas. Es decir, que, mediante a percepção e a análise da situação competitiva, o deportista reconhece a tarea táctica que debe resolver, primero con su mente, y después, por la via motora. Neste sentido, la memoria desempeña un papel decisivo. En nuestro trabajo abordamos as temáticas antes mencionadas, assumindo que os vários autores especialistas são especialistas em dichas concepciones. Para a realização de nossa investigação, empregamos preguntas e táticas científicas, métodos teóricos e empíricos e técnicas como la entrevista a entrenadores de experiência e las encuestas a los estudiantes deportistas que não permitiram chegar a conclusões acertadas para sean extensas a los entrenadores de la provincia de Mayabeque.</p> 2022-02-05T21:00:46-03:00 Copyright (c) 2022 Pedro Emilio González Barrios, Aleida Alfonso Herrera, Maritza Valiente Chávez, Marisela Martínez Marín https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/13597 PANFLETO DIDÁTICO DE TÉCNICA DE PARTICIPAÇÃO, PARA ELEVAR A QUALIDADE DA TURMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2022-02-07T01:07:07-03:00 José Luis Hernández García jlhernandez@unah.edu.cu <p>O estudo pedagógico da atividade física humana (estudo da educação física) deve ser contemplado a partir da “lógica” das Ciências da Educação, pois nelas se vislumbra o caminho mais adequado, tanto pela proximidade conceitual e de conteúdos quanto pelo tratamento metodológico das pesquisa. A qualidade nas aulas de Educação Física é um aspecto que requer vital importância, no trânsito de nossos alunos pelas diferentes etapas, estruturadas pelo sistema nacional de Educação Física de Cuba, por isso devemos contar com a relação didática aluno-professor para atingir os objetivos propostos, a presente pesquisa tem como objetivo fundamental aplicar técnicas participativas que contribuam diretamente para o cumprimento dos objetivos, durante o processo de Ensino-Aprendizagem, importantes na qualidade das aulas. Métodos científicos de nível teórico e empírico foram utilizados para fornecer uma ferramenta útil e viável que se aproxima dos níveis de qualidade exigidos, esperando fornecer conhecimentos básicos aos professores de Educação Física com o uso de técnicas participativas, para fornecer um manual detalhado. uma melhor compreensão e sua aplicabilidade durante o processo.</p> 2022-02-06T16:51:15-03:00 Copyright (c) 2022 José Luis Hernández García https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/13598 GÊNERO: UMA REFLEXÃO SOBRE O SUJEITO NA REALIDADE CUBANA 2022-02-06T17:19:41-03:00 Elaine Cejas Hernández elaine@unah.edu.cu Belkis Caridad de Vera Olivera belkis@unah.edu.cu Liannet Coello Pérez liannet@unah.edu.cu <p>A sexualidade é um aspecto fundamental da condição humana, presente ao longo da vida; engloba sexo, identidades e papéis de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. comportamentos socialmente atribuídos ao que é ser mulher ou homem. A Revolução é herdeira de uma cultura patriarcal e homófona; Da mesma forma, a escola pública cubana, de acesso universal e gratuito, é um espaço fundamental de socialização e, como tal, é um importante transmissor de modelos de ser homem e mulher, podendo às vezes contribuir para reforçar as desigualdades, mesmo quando há programas de prevenção. e promoção de subprogramas de acolhimento como Educação em Sexualidade com enfoque de Gênero e Direitos, é importante e necessário incorporar diretamente a equidade de gênero e os direitos humanos, uma vez que essas questões não são explicitamente assumidas. Promover a equidade entre os sexos, baseada no respeito, na reciprocidade e na participação plena de ambos na melhoria da qualidade de vida, numa perspectiva que norteie a educação para entender o sexo como o que somos, homens e mulheres, e que justamente por sermos sexualizados somos são diferentes, únicos e irrepetíveis, é hoje um propósito que urge prioritariamente.</p> 2022-02-06T17:19:40-03:00 Copyright (c) 2022 Elaine Cejas Hernández, Belkis Caridad de Vera Olivera, Liannet Coello Pérez https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/13599 ORTOGRAFIA: UM COMPONENTE ELEMENTAR PARA COMUNICAÇÃO EFICAZ 2022-02-06T17:58:26-03:00 Mileny de la C. Lluesma Rojas mileny@unah.edu.cu Miriam Hernández Rosado mrosado@unah.edu.cu Elaine Cejas Hernández elaine@unah.edu.cu Liannet Coello Pérez liannet@unah.edu.cu <p>O objetivo deste trabalho é contribuir para o melhor uso da linguagem de modo que afete a escrita correta, uma vez que está sendo afetada pelo uso excessivo dos meios audiovisuais e pelo progresso tecnológico em nível nacional e global. Nem todos os professores desenvolvem em seus alunos as habilidades necessárias nesta matéria a partir das disciplinas que lecionam, o que ameaça a preparação para a vida dos graduados. Além disso, destaca-se o papel da Ortografia como ciência e sua função de manter a unidade linguística compartilhada por uma comunidade de falantes e os componentes que a fortalecem, como a expressão oral e escrita, a leitura e a gramática. O desenho de uma estratégia metodológica para fortalecer a formação de professores segundo critérios básicos de semântica, sintaxe e pragmática, tem sua origem na tríade que reúne a palavra, o conceito e a realidade significada a partir de uma abordagem cognitiva, comunicativa e sociocultural, para que no Ensino Superior seja alcançada uma apropriação do conhecimento ortográfico com a qualidade exigida em uma graduação universitária.</p> 2022-02-06T17:58:25-03:00 Copyright (c) 2022 Mileny de la C. Lluesma Rojas, Miriam Hernández Rosado, Elaine Cejas Hernández, Liannet Coello Pérez https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/13600 A SOCIEDADE ECOLÓGICA LOCAL, FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS 2022-02-07T01:03:26-03:00 Aleida Clotilde Alfonso Herrera aleida@unah.edu.cu Manuela Fidelina Toste Lau tfidelina40@gmail.com Carmelo Barroso Pérez carmelob@unah.edu.cu Belkis Caridad De Vera Olivera belkis@unah.edu.cu <p>O trabalho intitulado “A sociedade ecológica local, no confronto com as Mudanças Climáticas”, resultado de uma investigação realizada pelo Centro Universitário Municipal (CUM) no município de Bejucal, Mayabeque; cujo objetivo é fundamentar as características que devem estar presentes em uma Sociedade Ecológica Local; desde sua fundação, estrutura constitucional e ações estratégicas a serem executadas, para enfrentar as Mudanças Climáticas na localidade. Como métodos utilizados, foram utilizados estudos bibliográficos sobre referenciais teóricos e metodológicos relacionados às sociedades ecológicas locais: conformação, funcionalidade e empoderamento para enfrentar as Mudanças Climáticas em nível local. O exposto permitiu determinar o problema e o objeto de investigação. Foram utilizados como métodos e procedimentos de pesquisa, diagnóstico ecológico, entrevistas individuais e coletivas, consultas com especialistas e especialistas e outros. Diversas formas de aperfeiçoamento e capacitação foram desenvolvidas para o capital humano, principalmente para membros da sociedade ecológica local, tomadores de decisão locais e representantes de órgãos, organizações e entidades locais, utilizando, entre outros, a conferência, a troca de conhecimentos, workshops e III edições do curso de Pós-Graduação "Enfrentando as Mudanças Climáticas para o Desenvolvimento Sustentável", entre outros. O principal resultado conclusivo obtido é ter formado a sociedade ecológica local, capaz de promover o enfrentamento às Mudanças Climáticas na localidade a partir de uma estratégia ecológica conformada. Esta estrutura pode ser funcionalizada em qualquer localidade; sempre presidida pela Administração Municipal, representante e especialistas do CITMA nesse nível e pelo Centro Universitário Municipal.</p> 2022-02-07T01:03:25-03:00 Copyright (c) 2022 Aleida Clotilde Alfonso Herrera, Manuela Fidelina Toste Lau, Carmelo Barroso Pérez, Belkis Caridad De Vera Olivera https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/13601 OS ADULTOS IDOSOS DE BEJUCAL PROMOVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL LOCAL 2022-02-07T11:18:16-03:00 Manuela Fidelina Toste Lau tfidelina40@gmail.com Carmelo Barroso Pérez carmelob@unah.edu.cu Julia Xiomara Cueto León jcueto@unah.edu.cu <p>“Pense como um país”, por uma sociedade e ecossistemas resilientes e sustentáveis. Sentir, pensar e agir do global ao local é a principal prioridade para salvar a vida no planeta Terra, hoje ameaçado de desaparecer devido à ação implacável da sociedade ao longo do tempo. Em cada época, surge e desenvolve-se uma geração herdeira de conhecimento baseado nas tradições e no património sociocultural; capaz de transmitir seu legado, necessário para a manutenção de um desenvolvimento sustentável e enriquecedor. Esta população idosa sente-se muito satisfeita quando conta com a sua opinião e participação na melhoria da localidade, transmitindo conhecimentos e experiências, nas suas ações do CUAM de Bejucal, que os prepara através de um Curso Alternativo "Idosos de Bejucal promovendo a Educação Ambiental local”. foi concebido e conformado com o objetivo de: Demonstrar como os idosos participam da atenção ao desenvolvimento de um meio ambiente sustentável. O desenvolvimento deste programa baseou-se na utilização de métodos de investigação; teóricos, empíricos e estatísticos que permitiram propor soluções para os problemas ambientais da localidade.</p> 2022-02-07T11:18:16-03:00 Copyright (c) 2022 Manuela Fidelina Toste Lau, Carmelo Barroso Pérez, Julia Xiomara Cueto León https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/13602 PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA AULA DE ENCONTRO DE INGLÊS PARA ESTUDANTES DE CULTURA FÍSICA 2022-02-07T12:12:54-03:00 Marisela Margarita Martínez Marín marisela@unah.edu.cu Pedro Emilio González Barrios emilio@unah.edu.cu Maritza Barbara Valiente Chávez maritza@unah.edu.cu Aleida Clotilde Alfonso Herrera aleida@unah.edu.cu <p>Este trabalho trata de como, por meio da disciplina de inglês, abordar os interesses e motivações dos alunos da carreira de Cultura Física na turma do Encuentro. É uma proposta de atividades, textos e exercícios para desenvolver os alunos em sua atividade independente ligada ao esporte. Levando em conta também a importância de aprender a língua inglesa não só agora como estudante, mas para sua vida profissional. No trabalho, os autores também querem enfatizar a importância da preparação correta para que os alunos recebam os conhecimentos, hábitos e habilidades necessários para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e da personalidade. O objetivo fundamental desta proposta é dotar este grupo de alunos de conhecimentos sobre o desporto, que é a sua principal motivação, cumprindo os objetivos fundamentais do programa, procurando superar as quatro competências do ensino de línguas; ler, escrever, ouvir e falar. Esta proposta constitui mais um livro de exercícios para os alunos, independentemente da sua bibliografia básica.</p> 2022-02-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Marisela Margarita Martínez Marín, Pedro Emilio González Barrios, Maritza Barbara Valiente Chávez, Aleida Clotilde Alfonso Herrera https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/13603 UM ASSUNTO QUE PODE SER MENOS COMPLICADO PARA OS ESTUDANTES: MORFOLOGIA FUNCIONAL 2022-02-07T14:55:43-03:00 Maritza Valiente Chávez maritza@unah.edu.cu Marisela Martínez Marín marisela@unah.edu.cu Pedro Emilio González Barrios pemilio@unah.edu.cu Sarahi Zamora Ramos sarahizr@unah.edu.cu <p>A intenção deste trabalho é dar a conhecer como a disciplina de Morfologia Funcional, que tradicionalmente tem sido complexa para alunos de qualquer uma das carreiras que a incluem em seu currículo, pode ser menos complicada com o uso de materiais didáticos na aula de reunião, , modalidade que concebe a aprendizagem com base em três componentes: O sistema de atividades presenciais, estudo independente, utilizando fundamentalmente os materiais didáticos fornecidos para cada programa e os serviços de informação técnico-científica e didática. Sabemos que os materiais didáticos são recursos de aprendizagem que dão suporte às atividades presenciais e à autopreparação dos alunos, que otimizam o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem devido à sua relevância ao permitir a autonomia e independência cognitiva do aluno, um aspecto determinante no modelo pedagógico utilizado nos Centros Universitários Municipais, para o qual adquirem maior significado e funcionalidade. A disciplina de Morfologia Funcional desempenha um papel importante no currículo da carreira de Bacharel em Cultura Física, pois lança as bases do ciclo biológico, é essencial na formação integral dos futuros profissionais, permite a interpretação abrangente dos processos de adaptação biológica que ocorrem como resultado da prática sistemática de exercícios físicos e também constituem a base necessária para sustentar biologicamente as regularidades que caracterizam a Teoria e Metodologia da Educação Física e do Treinamento Esportivo, disciplinas do currículo base que fazem parte das disciplinas do exercício de a profissão.</p> 2022-02-07T14:55:43-03:00 Copyright (c) 2022 Maritza Valiente Chávez, Marisela Martínez Marín, Pedro Emilio González Barrios, Sarahi Zamora Ramos