Dossiê: Ensino e Pesquisa de África na Contemporaneidade Dado(s) de África(s) – Vol. 04, N. 08, 2023.

2023-01-18

Dossiê: Ensino e Pesquisa de África na Contemporaneidade

Dado(s) de África(s) – Vol. 04, N. 08, 2023.

Organizadores: Felipe Paiva (IH/UFF); Moisés Corrêa (PPGHIS/UFRJ); Núbia Aguilar (PPGHS/USP).

 

No ano de 2023 vamos ao encontro dos 20 anos de institucionalização da Lei 10.639. Promulgada em 2003, ela alterou a Legislação acerca das Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira de 1996, com o acréscimo da obrigatoriedade do ensino da História da África e da cultura Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio. A medida teve reflexos importantes nos quadros de formação do ensino escolar da sociedade brasileira, nas matrizes curriculares das graduações e na expansão de pesquisas dedicadas a temas sobre o continente. A Lei 10.639/03, como sugere Anderson Oliva (2003), Nilma Gomes e Rodrigo de Jesus (2013), é marcada pelos interesses e necessidades presentes não só nos ambientes de ensino, mas em outros espaços que buscam combater o racismo e se mobilizam em torno da busca de uma sociedade mais inclusiva e igualitária – uma luta com precedentes à constituição de 1988 (PEREIRA, 2011).

Acrescido a este debate, expoente em outras esferas políticas referidas às produções do conhecimento sobre o continente africano, traçamos um diálogo com a afirmativa de Joseph Ki-Zerbo (1981) “A África tem uma história”; do qual acrescenta-se um interesse em conhecer os contextos próprios de produção dessas narrativas. Consideramos que as pesquisas e o ensino nos estudos africanos ampliam abordagens, métodos e discussões combativos às análises perpetuadoras dos estigmas do colonialismo, da marginalização de sujeitos/grupos sociais e das abjetas manifestações racistas, ainda persistentes em muitos espaços.

No entrelace de reflexões relacionadas ao ensino e à pesquisa sobre o continente africano, neste ano de 2023, marco de duas décadas da firmação da obrigatoriedade, convidamos a comunidade interessada a submeter trabalhos que fazem parte desse movimento, a contar com temas, abordagens e contribuições importantes para um espaço que segue em construção. O objetivo geral deste dossiê, em sincronia com debates que se fizeram presentes no Seminário Ensino e Pesquisa em História da África (EPHA) – 2022, é agregar discussões dedicadas a contribuir com os objetivos da lei, através de textos que apresentem experiências de ensino e de pesquisa, que foram desenvolvidas nos últimos 20 anos, acerca da História da África.

 

As contribuições devem ser enviadas, até data limite de submissão: 30 de outubro de 2023, para o endereço eletrônico, ephistafrica@yahoo.com , com título “Submissão Dossiê”.

 

Os trabalhos deverão seguir as normas da revista, dispostas no portal: https://revistas.uneb.br/index.php/dadosdeafricas/about/submissions#authorGuidelines