Dossiê: QUESTÕES SOBRE PALOPS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Dado(s) de África(s) – Vol. 04, N. 07, 2023.
Dossiê: QUESTÕES SOBRE PALOPS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Dado(s) de África(s) – Vol. 04, N. 07, 2023.
Organizadores: Euclides Victorino Silva Afonso (Especialista em Estudos Africanos e Representações da África, UNEB DEDC II e Mestrando em História da África UFRB-CAHL); Lauro José Cardoso (Doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Campinas - UNICAMP).
PALOPS são os países africanos que têm o português como língua oficial e apresentam em si alguns contextos comuns em decorrência das circunstâncias históricas, a exemplo da colonização e da luta empreendida no processo de descolonização. Tais aspectos traduziram-se em ações comuns por parte dos movimentos de libertação, a exemplo da ida de soldados do MPLA (Movimento Popular para a Libertação de Angola) para os campos de treinamento em solo guineense, como também das várias ações conjuntas, e diálogos entre os diversos atores da FRELIMO, MLSTP, MPLA e PAIGC. Todas essas nações (dos PALOPS) tornaram-se independentes em 1974-1975, procedente da política de descolonização. Os cinco países; Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique, operam através de dimensões identitárias históricas e geopolíticas, em particular, centram-se nas tendências e produções culturais contemporâneas.
O processo histórico e social de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe é perpassado por dinâmicas e transformações do presente. Nesses países ocorreram numerosos eventos, cujo significados apontam para um número infinito de possibilidades passíveis de serem pesquisados no âmbito dos Estudos Africanos e/ou demais áreas das Humanidades. Desse modo, o presente dossiê busca reunir artigos que estejam pautados em pesquisas no campo da interdisciplinaridade ou das áreas disciplinares específicas. Serão aceitos trabalhos que abordem temas das áreas da História, Política, Ciências Sociais e Econômicas que tenham como objeto questões sobre os Palops. Também serão bem vindos ao dossiê artigos que tenham como escopo o cruzamento dos campos das literaturas e linguística e saberes afins que englobam questões da modernidade, tradição, educação e produções culturais.
OS ORIGINAIS DEVEM SER SUBMETIDOS, EM CONFORMIDADE COM AS DIRETRIZES PARA AUTORES, ATÉ O DIA 30/05/2023.