Psicomotricidade na educação infantil: aventuras e narrativas das crianças

Autores

  • Carlos Daniel Souza Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Érica da Costa Lima Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Djanira Ribeiro Santana Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p120-125

Palavras-chave:

Brincadeiras, Educação infantil, Interações, Narrativas

Resumo

Este texto emerge da pesquisa realizada na disciplina Pesquisa e Estágio II: Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – Campus XII, tem por objetivo compreender como que as crianças se inserem em uma narrativa de um circuito psicomotor afim de exercitar os aspectos de desenvolvimento da psicomotricidade de forma que promova maior interação entre as crianças acarretando em uma progressiva ruptura na separação de gêneros feita de forma inconsciente por elas. O estágio ocorreu em uma Escola Municipal de Educação Infantil do município de Guanambi-BA, com o intuito de observar e absorver a experiência de trabalhar com as crianças. Para isso, elaboramos um contexto de experiência e narrativa denominada “Os riscos da selva” que pudesse agregar ao seu desenvolvimento. O estágio e pesquisa nos permitiu observar que a brincadeira e a interação são partes fundamentais no processo de aprendizado, desenvolvimento pessoal, coletivo e inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBORA, Heloisa Monte Serrat. BARBOSA, Laura Monte Serrat. A Construção Simbólica na Aprendizagem: brincar, criar, imaginar e pensar. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Entenda as áreas psicomotoras e como estimular cada uma delas - Instituto NeuroSaber. Instituto NeuroSaber. Disponível em: <https://institutoneurosaber.com.br/entenda-as-areas-psicomotoras-e-como-estimular-cada-uma-delas/>. Acesso em: 29 jun. de 2022.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde. O valor da interação criança-criança em creches no desenvolvimento infantil. USP: Campus de Ribeirão Preto. Cad. Pesq. São Paulo, n.87, p. 62-70, Nov. 1993.

SANTOS, Marlene Oliveira dos. RIBEIRO, Maria Izabel Souza. Educação Infantil: os Desafios Estão Postos: e o que Estamos Fazendo? Salvador: Sooffset, 2014. 296p.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

OLIVEIRA, C. D. S.; LIMA, Érica da C.; SANTANA, D. R. Psicomotricidade na educação infantil: aventuras e narrativas das crianças. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 120–125, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p120-125. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19241. Acesso em: 22 dez. 2024.