Produções artísticas ao ar livre: pinturas e modelagens pelas mãos das crianças

Autores

  • Carolina Alves Gomes Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Dayanne Rodrigues Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Adriana Moreira Pimentel Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Eugênia da Silva Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p114-119

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pesquisa e estágio, Produções artísticas

Resumo

Este estudo é fruto da disciplina de Pesquisa e Estágio: Educação Infantil, que teve como proposta de estágio construir um contexto de experiência a ser realizado ao ar livre. A partir de então,  construímos o contexto “Produções artísticas ao ar livre: pinturas e modelagens pelas mãos das crianças,” com o objetivo de promover a participação de maneira livre; explorar diversos materiais oferecidos no espaço e desenvolver a autoria e formação estética das crianças. O trabalho com arte na Educação Infantil promove, por meio das múltiplas linguagens, autoria e expressão dos bebês e crianças. O estágio foi realizado como pesquisa em uma instituição de educação infantil, na cidade de Guanambi-Bahia, que atende turmas do 1° ao 4° período. Foi dividido em três momentos: discussões em sala de aula, observação e intervenção. O estágio como pesquisa nos deu a oportunidade de conviver, brincar e interagir com as crianças, além de conhecer as práticas educativas da Educação Infantil. Foi um momento significativo de formação, reflexão e diálogo entre a universidade e instituição de educação infantil. As produções artísticas revelaram que cada criança e produções são singulares e que trazem muito de si, o contexto de fato contribuiu na criatividade e imaginação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na Infância. São Paulo: Blucher, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica- Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DRUMOND, Viviane. O estágio na educação infantil: o olhar das estagiárias. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis.

GUANAMBI. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Centro de Treinamento Pedagógico. Base Municipal Curricular de Guanambi para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Modalidades de Ensino- Departamento de Ensino e Apoio Pedagógico. Guanambi: Secretaria Municipal de Educação, 2020. 670 p.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, p.5-24, 2005/2006.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

GOMES, C. A.; PEREIRA, D. R.; TEIXEIRA, A. M. P.; PEREIRA, E. da S. Produções artísticas ao ar livre: pinturas e modelagens pelas mãos das crianças. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 114–119, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p114-119. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19240. Acesso em: 9 maio. 2024.