Produções artísticas ao ar livre: pinturas e modelagens pelas mãos das crianças
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p114-119Palavras-chave:
Educação Infantil, Pesquisa e estágio, Produções artísticasResumo
Este estudo é fruto da disciplina de Pesquisa e Estágio: Educação Infantil, que teve como proposta de estágio construir um contexto de experiência a ser realizado ao ar livre. A partir de então, construímos o contexto “Produções artísticas ao ar livre: pinturas e modelagens pelas mãos das crianças,” com o objetivo de promover a participação de maneira livre; explorar diversos materiais oferecidos no espaço e desenvolver a autoria e formação estética das crianças. O trabalho com arte na Educação Infantil promove, por meio das múltiplas linguagens, autoria e expressão dos bebês e crianças. O estágio foi realizado como pesquisa em uma instituição de educação infantil, na cidade de Guanambi-Bahia, que atende turmas do 1° ao 4° período. Foi dividido em três momentos: discussões em sala de aula, observação e intervenção. O estágio como pesquisa nos deu a oportunidade de conviver, brincar e interagir com as crianças, além de conhecer as práticas educativas da Educação Infantil. Foi um momento significativo de formação, reflexão e diálogo entre a universidade e instituição de educação infantil. As produções artísticas revelaram que cada criança e produções são singulares e que trazem muito de si, o contexto de fato contribuiu na criatividade e imaginação.
Downloads
Referências
BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na Infância. São Paulo: Blucher, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica- Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DRUMOND, Viviane. O estágio na educação infantil: o olhar das estagiárias. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis.
GUANAMBI. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Centro de Treinamento Pedagógico. Base Municipal Curricular de Guanambi para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Modalidades de Ensino- Departamento de Ensino e Apoio Pedagógico. Guanambi: Secretaria Municipal de Educação, 2020. 670 p.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, p.5-24, 2005/2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.