Estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e aprendizagens

Autores

  • Layane Ledo Bezerra Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Eva Paula Lopes de Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Anna Donato Gomes Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p73-77

Palavras-chave:

Projeto, Estágio supervisionado, Empreendedorismo, Coordenação pedagógica, Ensino

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as experiências ocorridas durante a realização do estágio supervisionado, do curso de Pedagogia, bem como, analisar como os projetos pedagógicos são planejados e executados na instituição escolar. Desenvolvemos o projeto: “Educação empreendedora: trilhando caminhos sustentáveis e solidários”, proposto por uma instituição da rede pública no município de Guanambi-Bahia. As ações realizadas durante o desenvolvimento do projeto foram no sentido de promover vivências relacionadas ao empreendedorismo para os alunos do 5º ano da referida instituição. Durante esse período foram confeccionados pelos alunos alguns materiais para que pudessem ter a oportunidade de vivenciar atividades de vendas e doação. No desenvolvimento do estágio como pesquisa utilizamos diário de campo e fizemos uma análise interpretativa em diálogo com Pimenta e Lima (2006) e Nery (2007). O estágio supervisionado foi essencial para vivenciarmos experiências e perceber como a escola está estruturada, lidar com pessoas e se desenvolver com elas como uma organização. Possibilitou ainda aprender a aplicar o conhecimento adquirido, de forma colaborativa e interdisciplinar. Com isso, adquirimos conhecimentos e habilidades que serão de extrema importância não só na construção da nossa carreira, mas também no nosso desenvolvimento pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FOX, Men. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. Ilustração: Julie vivas

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, Madalena . Observação, registro e reflexão. Instrumentos Metodológicos I. 2ª ED. São Paulo : Espaço Pedagógico, 1999.

NERY, Alfredina. Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade. 2ª ed. Brasília, 2007.

PIMENTA, S.G., LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, [S. l.], v. 3, n. 3 e 4, p. 5–24, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v3i3e4.10542. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em. 21.jun.2021>.

ROCHA, Ruth. Como se fosse dinheiro. Editora Salamandra, 2010.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

BEZERRA, L. L.; OLIVEIRA, E. P. L. de; TEIXEIRA, A. D. G. Estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e aprendizagens. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 73–77, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p73-77. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19230. Acesso em: 21 nov. 2024.