Educação no/do campo: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p54-58Palavras-chave:
Capitalismo, Educação do Campo, Escola, Movimentos SociaisResumo
Este texto é resultado das reflexões tecidas no Componente Curricular Núcleo de Pesquisa e Prática Pedagógica II do curso de Pedagogia do Departamento de Educação Campus XII, no semestre 2022.1. Aqui traremos algumas reflexões acerca da Educação no/do Campo, demarcando a importância dos movimentos sociais na luta da Educação do Campo e defendemos que o sistema capitalista precisa ser combatido. Evidenciamos que a Educação do Campo surge da luta de homens e mulheres em busca de igualdade. Destacamos, ainda, a importância de um currículo na Educação no/do Campo que valorize os saberes e conhecimentos produzidos pelo povo camponês, diante dessa perspectiva a escola deve organizar suas práticas pedagógicas de modo que a mesma possa oferecer uma educação crítica aos sujeitos do campo, contribuindo assim para que eles possam desenvolver seu senso crítico e a partir daí, romper com os grandes desafios que o sistema capitalista vem impondo à Educação do Campo.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
BRASIL. Ministério da educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e inclusão. Educação do campo: marcos normativos. Brasília: SECADI, 2012. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_educ_campo.pdf. Acesso em: 23 mar. 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 25 de agosto de 2016.
CALDART, Roseli Salete. Sobre educação do campo. III Seminário do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Luziânia, Goiás, 2012. Disponível em:http://web2.ufes.br/educacaodocampo/down/cdrom1/ii_03.html. Acesso em: 19 de mar. de 2017.
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
CALDART, Roseli Salete. Função social das escolas do campo e desafios educacionais do nosso tempo. Texto preparado para Aula Inaugural do semestre do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral, realizada em 9 de março 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.