Avaliação no ensino básico na Bahia prevista na portaria N.º 6562/2016

Autores

  • Bruno Pereira da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Carlos Augusto Souza Brasil Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Andressa Pereira Costa Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p33-37

Palavras-chave:

Análise exploratória e documental, Avaliação, Portaria

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar o texto da Portaria N.º 6562/2016, no que diz respeito as práticas de avaliação de aprendizagem no estado da Bahia, utilizando uma análise exploratória e documental a partir do autor André Cellard, onde foram apresentados conceitos e diretrizes para orientarem a prática da avaliação nas unidades escolares do estado da Bahia, assim concluímos que os procedimentos propostos pela portaria estão voltados para uma avaliação formativa, fazendo necessário a compreensão desse conceito e dos métodos de avaliação por parte dos profissionais da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAHIA. Portaria nº 6562, 17 jun. 2016. Dispõe sobre a sistemática de Avaliação do Ensino e da Aprendizagem nas Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino, em todas as etapas da Educação Básica e suas modalidades. Diário Oficial da Bahia, Salvador, 02 jul. 2016. Disponível em: <https://dool.egba.ba.gov.br/ver-pdf/1264/#/p:1/e:1264>. Acesso em: 27 nov. 2021.

BAHIA. Secretaria de Educação Estado da Bahia. Orientações Curriculares para Ensino Médio. Salvador, 2015.

BAHIA. Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Regimento da Secretaria da Educação. Salvador, 2012. Disponível em: <http://institucional.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/private/midiateca/documentos/2012/regimento.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2021.

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. In Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 27 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2016.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. In Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun. 2014. Disponível em: <https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=26/06/2014&jornal=1000&pagina=1&totalArquivos=8>. Acesso em: 27 nov. 2021.

CELLARD, André. A Análise Documental. In: POUPART, j. et al. (Orgs.) A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Rj: Vozes, 2008. P. 295 – 316.

DARIDO, Suraya Cristina. A avaliação da educação física na escola. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 16, p. 127-140, 2012.

LEITE, Sérgio Antônio da Silva; KAGER, Samantha. Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 17, p. 109-134, 2009.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Linhas críticas, v. 12, n. 22, p. 159-179, 2006.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

SILVA, B. P. da; BRASIL, C. A. S.; COSTA, A. P. Avaliação no ensino básico na Bahia prevista na portaria N.º 6562/2016. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 33–37, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p33-37. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19220. Acesso em: 21 nov. 2024.