As tecnologias digitais utilizadas pelas crianças da educação infantil durante a pandemia Covid-19

Autores

  • Jaine Angélica Rodrigues Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Elenice de Brito Teixeira Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p27-32

Palavras-chave:

Infância, Pandemia, Tecnologias Digitais, Educação Infantil

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa realizada no Programa de iniciação científica desenvolvida no Observatório da Infância e Educação Infantil (ObEI) da Universidade do Estado da Bahia/DEDC XII. A pesquisa sobre Infâncias no contexto da pandemia, buscou compreender as experiências das crianças da Educação Infantil com as tecnologias digitais. As atividades realizadas na pesquisa foram o levantamento bibliográfico sobre o tema, análise de documentos da Sociedade Brasileira de Pediatria, bem como dos documentos norteadores da Educação Infantil e de relatórios produzidos de pesquisas do ObEI nos anos de 2020 e 2021. O estudo aponta para o aumento do uso de telas pelas crianças nos últimos dois anos, especificamente do uso do celular, inclusive para atividades propostas pelas escolas.

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Referências

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

Infâncias e Educação Infantil em tempos de pandemia [livro eletrônico]: diálogos de pesquisa / Adriana Moreira Pimentel Teixeira.1. ed. Caetité, BA: Juliane dos Santos Amorim, 2020.

Relatório de pesquisa [livro eletrônico]: Infância e pandemia nos territórios do sertão produtivo e velho Chico [Bahia - 2021]. -- Caetité, BA: Juliane dos Santos Amorim, 2021. PDF.

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

RODRIGUES, J. A.; SILVA, E. de B. T. As tecnologias digitais utilizadas pelas crianças da educação infantil durante a pandemia Covid-19. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 27–32, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p27-32. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19219. Acesso em: 22 dez. 2024.