Síndrome de down: uma revisão de literatura

Autores

  • Fabricia da Silva Souza Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Sayonara Miranda Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p273-278

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Desenvolvimento, Inclusão

Resumo

O texto traz uma revisão de literatura a respeito da Síndrome de Down, para isso contamos com o embasamento teórico de Mantoan (2006), Diniz (2012), Voivodic (2013), Otto, Otto e Pessoa (2004), entres outros. Este resumo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, que tem como objetivos: compreender a produção bibliográfica sobre Síndrome de Down; discutir sobre os processos de integração e inclusão e apontar o que dizem as legislações a respeito da inclusão e dos direitos destas pessoas. A Síndrome de Down é uma alteração cromossômica, sendo assim uma alteração genética, que ocasiona algumas mudanças físicas e mentais nessas pessoas, bem como no desenvolvimento destas que ocorre em um período mais longo, e, por isso, é necessário que haja estimulação precoce. Contudo, a inclusão é um processo lento, que recentemente vem sendo amparado legalmente, mas ainda enfrenta muitas dificuldades e, por isso, ainda há muito o que se fazer para que de fato ocorra a inclusão, sem que seja uma exclusão disfarçada. Para além das mudanças no espaço físico das instituições, também é necessário a formação dos profissionais que lidam com o público citado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

______. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Presidência da República, 2009.

______. Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência). Diário Oficial da União. Brasília, DF: Presidência da República, 2015.

DINIZ, Margareth. Inclusão de pessoas com deficiência e/ ou necessidades específicas: avanços e desafios: Belo Horizonte. Autêntica, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Da Redação, com informações de Assessoria. Mais de 300 mil brasileiros tem síndrome de down. 30 de marco de 2017. Acessado em: 01/09/2020 as 9:30. Disponível em: https://oimparcial.com.br/brasil-e-mundo/2017/03/mais-de-300-mil-brasileiros-tem-sindrome-de/

LIMA, Celso Piedemonte de. Genética Humana. São Paulo: Harbra, 1996.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? 2 ed. São Paulo: Moderna, 2006.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MAZZOTTA, Marcos Jose da Silveira. Educação Especial no Brasil História e Políticas Públicas. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

OTTO, Priscila Guimaraes; OTTO, Paulo Alberto; PESSOA, Oswaldo Frota. Genética humana e clínica. 2. ed. São Paulo. Roca, 2004.

PIMENTEL, Susana Couto. Conviver com a Síndrome de Down em escola inclusiva: mediação pedagógica e formação de conceitos. Petrópolis, Rio de Janeiro. Vozes. 2012.

RAMOS, Rossana. Inclusão na prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2010.

VOIVODIC, Maria Antonieta. Inclusão Escolar de Crianças com Síndrome de Down. 7 ed. Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

SOUZA, F. da S.; OLIVEIRA, S. M. Síndrome de down: uma revisão de literatura. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 273–278, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p273-278. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/18440. Acesso em: 22 dez. 2024.