A motivação escolar e a relação com o saber: uma experiência de estágio nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p204-209Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Motivação Escolar, Práticas PedagógicasResumo
O presente artigo versa sobre a correlação entre os fatores de motivação escolar e a relação com o saber. As discussões são fruto de diálogos e leituras realizados por meio do componente Pesquisa e Estágio III do curso de Pedagogia, bem como das reflexões tecidas durante o estágio em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Guanambi-BA. Ancorou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa. Como instrumentos para a produção dos dados analisados utilizou-se da observação e de estratégias pedagógicas desenvolvidas no contexto da sala de aula. Tendo em vista o objetivo central de avaliar a correlação entre os fatores de motivação escolar e a relação com o saber, os dados do estudo revelaram que boa parte dos estudantes da turma se mostraram desmotivados para aprender. Apontam que os significados que esses dão, as relações que estabelecem e o modo como as aprendizagens são mediadas são aspectos que podem resultar em motivação para aprender e em possibilidades de superação de dificuldades no âmbito escolar.
Downloads
Referências
BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno: aspectos Introdutórios. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisa em administração. Catalão: UFG, 2011.
REIS, Ayrton Rodrigues; PENA; SOUZA, Orion Penna e. Onde se esconde o desejo de aprender do aluno. Disponível em: http://coral.ufsm.br/lec/01_01/Ayrton-OrionL5.htm. Acesso em: 03 jul. 2022.
TAPIA, Alonso Jesus. A motivação em sala de aula: o que é, e como se faz. 6 ed. São Paulo: Loyola, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.