A motivação escolar e a relação com o saber: uma experiência de estágio nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Stefanny Martins Lopes de Araújo Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Thais Ramos Magalhães Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Sirlene Prates Costa Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Maria de Fátima Pereira Carvalho Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p204-209

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Motivação Escolar, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente artigo versa sobre a correlação entre os fatores de motivação escolar e a relação com o saber. As discussões são fruto de diálogos e leituras realizados por meio do componente Pesquisa e Estágio III do curso de Pedagogia, bem como das reflexões tecidas durante o estágio em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Guanambi-BA. Ancorou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa. Como instrumentos para a produção dos dados analisados utilizou-se da observação e de estratégias pedagógicas desenvolvidas no contexto da sala de aula. Tendo em vista o objetivo central de avaliar a correlação entre os fatores de motivação escolar e a relação com o saber, os dados do estudo revelaram que boa parte dos estudantes da turma se mostraram desmotivados para aprender. Apontam que os significados que esses dão, as relações que estabelecem e o modo como as aprendizagens são mediadas são aspectos que podem resultar em motivação para aprender e em possibilidades de superação de dificuldades no âmbito escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno: aspectos Introdutórios. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisa em administração. Catalão: UFG, 2011.

REIS, Ayrton Rodrigues; PENA; SOUZA, Orion Penna e. Onde se esconde o desejo de aprender do aluno. Disponível em: http://coral.ufsm.br/lec/01_01/Ayrton-OrionL5.htm. Acesso em: 03 jul. 2022.

TAPIA, Alonso Jesus. A motivação em sala de aula: o que é, e como se faz. 6 ed. São Paulo: Loyola, 2004.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

ARAÚJO, S. M. L. de; MAGALHÃES, T. R.; TEIXEIRA, S. P. C.; CARVALHO, M. de F. P. A motivação escolar e a relação com o saber: uma experiência de estágio nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 204–209, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p204-209. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/18404. Acesso em: 12 maio. 2024.