Redes sociais e a divulgação científica sobre a pandemia para as crianças: implicações na educação

Autores

  • Laiane Soares Couto Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Fernanda de Deus Junqueira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Juliane dos Santos Amorim Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Elenice de Brito Teixeira Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p165-170

Palavras-chave:

COVID-19, Crianças, Divulgação científica, Pandemia

Resumo

A pandemia de COVID-19 alterou as formas de organização social, sobretudo em relação aos espaços frequentados e acessados pelas crianças. Esta alteração pode ser focalizada nas condições sócio-econômicas das famílias e no fechamento das escolas, mas também no aumento do uso de telas, acesso às Redes Sociais e conteúdos da Internet pelas crianças mais cedo. Este contexto nos leva ao papel das fontes de informações sobre a pandemia acessadas pelas famílias e crianças, que constituíu o objetivo da pesquisa realizada no âmbito do Observatório da Infância e Educação Infantil da Universidade do Estado da Bahia. A partir da análise de dados de questionários, concluímos que as famílias utilizaram sobretudo a Internet (incluindo redes sociais), rádio e TV, como fontes sobre a pandemia, que consequentemente alcançaram as crianças. Isso evidencia a responsabilidade social desses veículos com a cientificidade da informação, e da escola e adultos na problematização dos conteúdos com as crianças.

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Referências

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

COUTO, L. S.; JUNQUEIRA, F. de D.; AMORIM, J. dos S.; SILVA, E. de B. T. Redes sociais e a divulgação científica sobre a pandemia para as crianças: implicações na educação. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 165–170, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p165-170. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/18378. Acesso em: 22 dez. 2024.