Masculinidade negra e a educação física: implicações na participação dos meninos nas aulas de dança

Autores

  • Ana Paula dos Santos Souza Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Fernando Santana Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p47-49

Palavras-chave:

Educação física escolar, Dança, Masculinidade

Resumo

Fruto do trabalho de conclusão do curso de graduação em Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia Campus XII em 2021. Pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Objetivo geral: analisar as implicações da masculinidade negra em relação a participação efetiva dos meninos nas aulas de educação física escolar. Foram analisados 37 artigos a partir dos descritores: masculinidade negra; dança; educação física optando por material em língua portuguesa publicados no período de dez anos até o ano de 2020. Foi possível concluir, que a dança não é inserida nas aulas de Educação Física também por uma questão cultural, colocando-a a margem do currículo, dando maior espaço ao esporte em especial ao futebol destacando-se como momento da aula em que os meninos fazem maior questão de participar. Foi possível perceber que eles não aceitam a dança na escola, relacionando a construção histórica de que homem não pode dançar, dando ênfase a masculinidade ligada ao ser hetero.

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Publicado

2023-07-06

Como Citar

SOUZA, A. P. dos S.; SILVA, F. S. Masculinidade negra e a educação física: implicações na participação dos meninos nas aulas de dança. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 47–49, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p47-49. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17869. Acesso em: 21 nov. 2024.