IMPLANTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), ENSINO FUNDAMENTAL II, NOS COLÉGIOS DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

Autores

  • GILNAR COUTO OLIVEIRA
  • CIDICLÉIA GOMES DA SILVA SANTOS
  • REMULO VELOSO SANTOS

Palavras-chave:

Educação, Base Nacional Comum Curricular, Práticas pedagógicas

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que define o que toda criança e todo jovem brasileiro têm direito de aprender. A BNCC, que tem caráter normativo e obrigatório, servirá de referência para que as redes de ensino, públicas ou particulares, construam ou reformulem suas propostas curriculares, materiais pedagógicos, avaliações e políticas de formação de professores. A Base é um documento desafiador, pois requer a mudança de uma prática pedagógica conteudista, para uma prática questionadora e voltada para o desenvolvimento integral dos discentes. Todo o processo educacional visa o desenvolvimento de habilidades e competências para compreensão dos fenômenos sociais, o que possibilitará a interferência e/ou modificação da sociedade. Para implantação dessa proposta, é de suma importância o envolvimento de todo o corpo docente, coordenadores e diretores pedagógico e militar (Por se tratar de unidade educacional em convênio com a Secretaria da Educação) para estudo e conhecimento da BNCC, bem como dos documentos que embasam toda a proposta educacional.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade