EAD: DIMENSÕES DO PROCESSO FORMATIVO DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Autores

  • ITANA VIEIRA ALMEIDA
  • KÁTIA SOANE SANTOS ARAÚJO
  • FABIANA DOS SANTOS NASCIMENTO

Palavras-chave:

EAD, Licenciatura em Pedagogia, Processos Formativos

Resumo

A Educação a Distância - EAD é uma modalidade que demanda um olhar outro a respeito do processo formativo de seus estudantes, especialmente, quando tratamos das licenciaturas, afinal, estas têm como pilar o desenvolvimento da prática em espaços formais e não-formais de educação à atuação direta na Educação Básica. Nessa perspectiva, a licenciatura em Pedagogia deve formar seus futuros professores para a atuação em um contexto social extremamente complexo e, por isso, precisa abarcar em seu currículo, conhecimentos que ultrapassam o conteúdo e atingem as diversas reflexões acerca da educação em âmbito social, político, econômico e cultural. Este trabalho discute, brevemente, sobre os fundamentos constitutivos das propostas de Trabalho de Conclusão de Curso, da Licenciatura em Pedagogia EAD, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, considerando aspectos críticos à formação dos seus estudantes, bem como visa refletir sobre os saberes-fazeres que compõem as vivências e as experiências do futuro educador, por meio do entrelaçamento dos conhecimentos produzidos nas áreas de: (a) Didática, currículo e avaliação; (b) Políticas públicas, tecnologias, gestão escolar e do trabalho pedagógico e (c); Diversidade, gênero e relações étnico-raciais, assim como os impactos destas na Educação Básica. A metodologia perpassa uma proposição reflexiva/discursiva, por meio de debates que possibilitaram pensar sobre essas áreas, suas relações com a prática docente e a importância da construção de TCC voltados a um pensamento crítico no que tange ao fazer educativo. Essas experiências geraram o “I Seminário de Estudantes de Pedagogia a Distância UFBA - EAD: Dimensões do Processo Formativo da Licenciatura em Pedagogia”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

Categoria I: Pesquisadores da Graduação e Pós-graduação