POLÍTICAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO DO GOOGLE FOR EDUCATION NA ESCOLAB - SALVADOR/BA

Autores

  • TAISE PASSOS CILINDRO
  • TÂNIA MARIA HETKOWSKI

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Corporação de TI, Cultura Digital

Resumo

O presente resumo é resultado de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia. Tem como pretensão alertar acerca do fenômeno das parcerias entre os serviços corporativos Google for Education e as instituições de ensino, trazendo como campo empírico a Escola Laboratório Boca do Rio, localizada no Município de Salvador. Assim, o objetivo foi compreender os propósitos do Google for Education e sua implementação através das EscoLabs no Município de Salvador/BA analisando o uso das ferramentas digitais nos processos educativos. A temática envolve discussões sobre Políticas Públicas, Tecnologias Digitais na escola e as Redes Públicas de Educação Básica, trazendo à tona o cenário vigente da cultura digital que abarca a Plataformização, Dataficação, Performatividade Algorítmica e o Capitalismo da Vigilância. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso Descritivo, foram realizadas observações direta e entrevistas semiestruturada com professores e gestores da escola, além de um funcionário da Secretaria Municipal da Educação do Salvador. A implantação da proposta do Google for Education nas EscoLabs se configurou em uma política pública verticalizada, pois as tomadas de decisões dos elaboradores não partiram das discussões junto com a comunidade escolar, e os serviços corporativos nos processos educativos serviram como repositório de conteúdo. O estudo aponta para a necessidade de formações docentes que discutam conceitos sobre o cenário da cultura digital que envolvem a Plataformização, Dataficação, Performatividade Algorítmica e o Capitalismo da Vigilância, além do monopólio das corporações de TI e o seu fenômeno abrangente nas instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

Categoria I: Pesquisadores da Graduação e Pós-graduação