O USO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO EFETIVO DA CARTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Autores

  • ANA CLÁUDIA DE JESUS HORA
  • LUCÍLIA INÊS ANDRADE GOMES

Palavras-chave:

Cartografia escolar, Ensino-aprendizagem, Formação docente

Resumo

A Cartografia como ferramenta pedagógica e a formação docente para o uso da linguagem cartográfica no processo ensino-aprendizagem foi o tema central deste estudo, cujo problema consistiu em investigar de que forma a linguagem cartográfica pode ser utilizada como ferramenta pedagógica e até que ponto a formação dos professores interfere na utilização da linguagem cartográfica no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral deste estudo foi analisar as dificuldades encontradas no ensino da Cartografia, bem como, o uso da sua linguagem no processo de ensino-aprendizagem, considerando aspectos da formação dos professores. No âmbito da metodologia, esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva e, como método de pesquisa, adotou-se o método de estudo de caso, com abordagem qualitativa de natureza básica. O método de pesquisa para coleta de dados, empregado foi Estudo de Caso, cuja amostragem é não probabilística do tipo acidental ou por comodidade, tornarnando um estudo de grupos especificos, nesse caso, os professores de Geografia e os alunos do 1º ano do Ensino Médio. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado o questionário de estrutura mista aplicados entre os professores que lecionam Geografia e os alunos do 1º ano do Ensino Médio que faziam parte do Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério de Souza, em 2017. A interpretação e análise dos resultados coletados foram realizadas tendo como base o método da análise de Bardin (2006). Com base nos resultados, e na análise realizada foi possível constatar que a Cartografia é utilizada pela metade dos professores como um conteúdo. Detectou-se também que há a falta do uso de recursos didáticos essenciais ao ensino-aprendizagem. Por fim, foi constatado também que os professores que fizeram parte da amostra não tiveram uma formação adequada para o ensino cartográfico durante a graduação, além da falta de uma formação continuada direcionada ao ensino da Cartografia por parte dos docentes, contribuindo possivelmente para as dificuldades encontradas pelos alunos no que tange a aprendizagem da linguagem cartográfica e suas representações durante a sua fase escolar. Deste modo, perante os resultados encontrados enfatiza-se a necessidade de uma formação continuada para os professores de Geografia por parte da Secretaria de Educação do Estado da Bahia a fim de propiciar a melhora da qualidade do ensino-aprendizagem relativo ao ensino da Cartografia Escolar. Espera-se que os resultados encontrados através deste estudo desperte no professor a importância do uso da Cartografia não só como conteúdo, mais como ferramenta metodológica em seu fazer pedagógico, assim como a necessidade de capacitação especifica para Cartografia Escolar para atender a nova realidade exigida pela vida moderna e no dia a dia dos alunos.

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Publicado

2017-11-16

Edição

Seção

TIC, educação cartográfica e memória