O CINEMA NA SALA DE AULA: POSSIBILIDADE DE SIGNIFICAÇÕES, OLHARES E INTERPRETAÇÕES
Palavras-chave:
Linguagem Cinematográfica, TIC, PIBIDResumo
Na atual era da Globalização as diversas tecnologias permeiam os mais diversos espaços e, cotidianamente, se fazem cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Sendo assim, a educação também tem sido influenciada por essa tendência das Tecnologias da Informação e Comunicação, e não poderia deixar de incorporar em suas práticas escolares o audiovisual a fim de possibilitar discussões acerca de questões contemporâneas veiculadas nos meios de comunicação e informação, bem como desenvolver o raciocínio geográfico e aprofundar a construção do conhecimento crítico em relação às contradições da sociedade capitalista. O presente trabalho tem como objetivo socializar reflexões teórico-metodológicas sobre a utilização das TIC’s em sala de aula a partir da Linguagem Cinematográfica e socializar uma ação didático-pedagógica realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, no contexto do subprojeto da Universidade do Estado da Bahia, Campus XI, Serrinha, intitulado “Formação Docente e Geografia Escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico”. O I Atelier Geográfico Temático, intitulado “A linguagem cinematográfica na sala de aula: dispositivo didático pedagógico para ensinar e aprender conceitos e temas da Geografia escolar foi organizado a partir de diferentes ações/estratégias metodológicas, a saber: leitura de textos, seminário de sensibilização e elaboração e realização do planejamento de sequências didáticas atrelando o conteúdo do currículo da escola com as questões que emergem da película fílmica Tainá: Uma aventura na Amazônia. O referido filme foi utilizado com o objetivo de contextualizar o conteúdo Região Norte, trabalhado pela professora supervisora em uma turma de 7° ano da Escola Leandro Gonçalves da Silva, localizada no espaço rural do município de Conceição do Coité, Território de Identidade do Sisal, Bahia. Foi possível perceber o envolvimento da turma ao realizar uma leitura geográfica a partir de um filme, possibilitando o aluno observar e fazer correlações com o conteúdo estudado a partir de um espaço de debate (roda de conversa) após a exibição do filme, onde eles puderam expor suas opiniões e argumentos sobre suas aprendizagens ou dúvidas que pudessem persistir. Assim, a leitura e a interpretação dos acontecimentos do mundo de hoje requer elementos que possam nortear essa compreensão. O cinema pode assumir um papel relevante para a ampliação da leitura de mundo, a valorização da estética/arte, momentos de lazer e diversão, construção/reconstrução de valores. É nessa perspectiva que a utilização dessa linguagem vem ao encontro do ensino de Geografia, proporcionando novas significações, olhares e interpretações das situações que emergem dos cotidianos da vida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-11-16
Edição
Seção
TIC, educação cartográfica e memória
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.