LITERATURA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
Palavras-chave:
Geografia, Literatura, InterdisciplinarResumo
O ensino da Geografia Escolar tem se tornado a cada dia uma prática desafiadora àqueles profissionais licenciados ou não, e que atuam na rede pública de ensino. Durante muito tempo e até mesmo nos dias de hoje, em alguns casos, pode-se identificar, por meio de relatos e observações, a ocorrências de aulas ainda motivadas pelos métodos e técnicas tradicionais de ensino-aprendizagem, como a memorização e a descrição, que marcou por anos o caráter pedagógico da Geografia Escolar. O presente trabalho objetiva apresentar uma experiência formativa sobre as potencialidades didático-pedagógicas, vivenciada nas aulas do Componente Curricular Prática de Ensino em Geografia III, do Curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado da Bahia, Campus XI, por meio da aproximação a Geografia e a Literatura na Educação Básica de ensino, buscando evidenciar uma abordagem interdisciplinar a partir da possível relação pedagógica a ser estabelecida pelo professor na construção dos conhecimentos geográficos mediados pelos gêneros literários, enquanto dispositivos didático-pedagógicos para ensinar e aprender conceitos, fenômenos, temas e processos geográficos, entrelaçados à realidade dos alunos. As discussões ocorridas em sala de aula resultaram na apresentação de um seminário temático, intitulado “Geografia e Literatura”, com reflexões a cerca da instrumentalização da abordagem interdisciplinar na proposição de aulas expositivas e dialogadas para turmas da rede pública de ensino, adotando como recurso didático-pedagógico obras da literatura brasileira que evidenciam a presença de elementos geográficos nos mais variados contextos sócio-históricos existentes, como Vidas Secas, Iracema, O cortiço, Terra de Santa Cruz, O recado do Morro, entre outras; dos diversos gêneros literários como o romance, a poesia, a crônica, o poema, o conto e, sobretudo, a literatura de cordel que manifesta uma expressão regionalista, traduz sentimentos de identidade sociocultural, além de reafirmar a valorização do lugar de pertencimento. A apropriação de obras como essas à metodologia de trabalho do professor(a) de Geografia Escolar, pode permitir de se trabalhar principais categorias ou conceitos chaves da Geografia, como o espaço, a região, o território, o lugar e a paisagem, atreladas aos enredos abordados pelas obras. Ao adotar o conto “O recado do Morro”, de João Guimarães Rosa, é possível identificar descrições geográficas feitas pelo autor que caracterizam, explicitamente, os conceitos de região, território, paisagem e lugar, que podem ser utilizadas para melhor elucidar a interpretação e aprendizagem destas relevantes categorias chave da Geografia para compreensão do cotidiano. O trabalho interdisciplinar planejado pode reverberar numa experiência prazerosa, tanto para os estudantes quanto para os professores envolvidos, despertando assim o desejo de estudar e aprender mais sobre os aspectos pertencentes à Ciência Geográfica.Downloads
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Publicado
2017-11-16
Edição
Seção
TIC, educação cartográfica e memória
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