EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • ALISSON BATISTA CORREIA
  • CRISTIANE DE ALMEIDA VIEIRA DA SILVA

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Tecnologias assistivas, Tecnologias digitais

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar reflexões iniciais sobre um trabalho de observação em um escola que atua na perspectiva inclusiva, buscando evidenciar a inclusão de pessoas com necessidades especiais educacionais no ensino regular com o uso da tecnologia assistiva, objetivando metodologias inovadoras para tal finalidade. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa, baseada na observação de uma escola pública situada na cidade de Santo Amaro da Purificação, no estado da Bahia, e a partir de um estudo bibliográfico sobre os temas educação especial, educação inclusiva e tecnologia assistiva, busca-se elementos para analisar a inclusão educacional a partir do uso de tecnologias assistivas. Com esse processo metodológico tem-se o propósito de saber como ocorre a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais? Se nesse atendimento há a utilização de tecnologias assistivas? E como os professores utilizam essas tecnologias no processo de inserção dos alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular? Buscar sobre a existência ou não sobre capacitação de professores para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular? Como acontece o relacionamento entre esses alunos e o resto da turma? e qual o papel da família no processo da inserção? Considerando que a tecnologia assistiva é todo e qualquer instrumento que ajude um aluno com necessidade educacional especial no desenvolvimento de sua aprendizagem colocando aqui em destaque metodologias e Tecnologias da informação e comunicação, e que para isso é necessário a presença de acompanhantes e professores capacitados, o trabalho traz uma reflexão sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, relatando um contexto vivido em uma escola pública da educação básica. A partir das análises preliminares, o presente estudo pode contribuir para ampliação do conhecimento sobre os temas propostos (educação especial, educação inclusiva e tecnologia assistivas), evidenciar como as políticas de inclusão são implementadas no “chão” da escola, evidenciando se a inclusão no ensino regular tem se efetivado de modo a garantir o direito e o respeito às diferenças, inclusive com o uso das tecnologias digitais, além de promover conhecimento de metodologias de ensino para inserção de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Considerando que a educação vem buscando cada vez mais inserir tecnologias no processo de ensino aprendizado o trabalho traz um tema bastante favorável para aplicação de conhecimento no quesito educação inclusiva e uso da tecnologia assistiva principalmente nas questões de novas metodologias de ensino e uso das tecnologias da informação e comunicação.

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Publicado

2017-11-16

Edição

Seção

TIC, educação cartográfica e memória