A TECNOLOGIA DIGITAL NO PROTAGONISMO JUVENIL DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE DIAS D'ÁVILA NA PRODUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO
Palavras-chave:
Protagonismo juvenil, Tecnologia Digital, EducaçãoResumo
Nas últimas duas décadas, têm-se presenciado a expansão das tecnologias e o surgimento de uma sociedade de nativos e imigrantes digitais. Tal comportamento vem influenciado o jeito de ser e pensar das pessoas mediante a facilidade em informar e se informar dos acontecimentos do mundo. Diante do exposto, suscita a reflexão acerca dos saberes e fazeres docentes e discentes no contexto de sala de aula e das diversas queixas da escola de que os estudantes de hoje estão desinteressados, não se esforçam e não querem aprender, portanto, questiona-se: Qual o papel da escola nesse novo paradigma educacional? De que forma os educandos estão lidando com as tecnologias digitais dentro da escola? Essas questões perpassam pela concepção de educação na contemporaneidade. O presente trabalho objetiva apresentar as tecnologias digitais como fomentadoras de processos educativos, focalizando o interesse dos estudantes que motivados tornam seu processo de aprendizagem mais efetivo e consistente. Trata-se de um estudo descritivo de relato de experiência envolvendo jovens estudantes do 9° ano do ensino fundamental da Escola Normélio Moura da Costa, rede municipal de Dias d’Ávila-BA. O relato aborda uma prática inovadora, protagonizada por estudantes de 13 e 14 anos de idade na produção de um vídeo educativo baseado em uma campanha municipal de Valorização da Vida, Setembro Amarelo, promovida pelas Secretarias de Educação e Saúde em parceria com o COFIC (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari) e CIPÓ (Comunicação Interativa), no período de julho a setembro de 2017. O estudo constitui-se a partir de uma abordagem qualitativa descritiva exploratória, observando as seguintes etapas de execução do trabalho colaborativo na escola: O produto foi desenvolvido pelos estudantes seguindo uma estrutura de produção que contou com roteiro, escolha de elenco, cenário, filmagem, edição e lançamento do produto. Como resultado obteve-se um remix do vídeo realizado em alta qualidade a partir da visão dos estudantes. A produção final foi apresentada concomitantemente ao lançamento da campanha municipal. Os jovens envolvidos no remix fizeram a apresentação oral do produto para um público de mais de cem pessoas, dentre eles secretários de gestão da prefeitura de Dias d’Ávila, educadores e estudantes. Também participaram de entrevistas na rádio local, emissora FM 106 e TV Satélite de Camaçari, além de postagens em redes sociais. Neste contexto podemos tecer algumas considerações: foi possível perceber nesses jovens estudantes uma capacidade de organização, criatividade, trabalho de equipe e liderança sendo mobilizado um conjunto de competências e habilidades a esta ação. Fica então evidenciado, que a escola pode e deve ser espaço de interesse dos estudantes, mas desde que proponha situações que os motivem a serem protagonistas de sua própria aprendizagem. Toda mudança perpassa pelo currículo escolar que precisa ser reavaliado tendo em vista as aprendizagens significativas.Downloads
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Publicado
2017-11-16
Edição
Seção
TIC, educação cartográfica e memória
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