POTENCIALIDADES DO ATLAS ESCOLAR NA SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DO LUGAR: COLÉGIO POLIVALENTE DO CABULA – SALVADOR (BA)
Palavras-chave:
Geotecnologias, Lugar e Espaço, Atlas escolarResumo
Este resumo aborda a construção de um Atlas Escolar por alunos do Ensino Médio do Colégio Polivalente do Cabula, localizado na cidade do Salvador (BA). Esta pesquisa objetivouanalisar, no âmbito dos processos formativos, o uso das geotecnologias para a construção de um Atlas Escolar, como estratégia didático-pedagógica e de aprendizagem, na sistematização do conhecimento e entendimento do espaço local e global, sob a ótica dos sujeitos do ensino médio do Colégio Polivalente do Cabula. Para alcançar tal objetivo, foram trilhados os seguintes caminhos: investigar como o entendimento do local/lugar/espaço interfere na sistematização dos conhecimentos dando ênfase ao entendimento da história, memória e manifestações culturais que constituem o lugar;analisar as potencialidades do uso das geotecnologias na expressão do espaço estudado; e elaborar, juntamente com um grupo de alunos do ensino médio, um Atlas Escolar que proporcione estratégias para o entendimento do local/lugar do Colégio Polivalente do Cabula.A construção desse Atlasfoi mediada com os alunos/pesquisadores, utilizando as geotecnologias com um olhar na criatividade do homem e sua capacidade de expressar os aspectos geográficos e seus olhares.Nesta pesquisa, ao tratarmos o lugar, estaremos enfatizando e valorizando o pertencimento e a história dos sujeitos, a construção coletiva do espaço democrático, todos os signos, símbolos, espaços e lugares, que compõem o lugar e os fenômenos urbanos. O lugar é uma construção coletiva relacionada com o mundo local e o global. São utilizados conceitos como pertencimento, tecnologias,TICs, globalização, local/lugar e espaço; dando ênfase à iniciação ou à educação científica dos alunos participantes do projeto A Rádio da Escola na Escola da Rádio, vinculado ao Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade(GEOTEC). Os pressupostos metodológicos perpassaram pela abordagem colaborativo/participativo, existindo uma relação direta entre o objeto pesquisado e seus pesquisadores. A construção do conhecimento não é feita apenas e somente de conteúdos, ele também perpassa por novas perspectivas, novos olhares. Baseado na experiência como professor do Ensino Médio, buscamos uma forma, se não inédita, pelo menos mais original e inovadora, na criação de um Atlas que expresse a visão do aluno-pesquisador sobre seu bairro/comunidade. A pesquisa apresentou, como produto final, a construção de um Atlas Escolar, com uma linguagem voltada para o pertencimento. Nesse Atlas, localidades como São Gonçalo, Arenoso, Pernambués, Centro Administrativo da Bahia, Sussuarana, Tancredo Neves, Saboeiro, Doron, Barreiras, dentre outros possuem seus espaços representados através de fotografias, desenhos, poesias, músicas em diversos estilos, inclusive paródias. Com a finalidade de publicar e atingir o maior público possível, foi criado um canal no aplicativoYou Tube com clips produzidos pelos alunos-pesquisadores apresentando seus bairros.Downloads
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Publicado
2017-11-16
Edição
Seção
Jogos digitais, história e geotecnologias
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