ENSINO DE MODELAGEM 3D EM UNIVERSIDADE PÚBLICA: ESTRATÉGIAS GRATUITAS
Palavras-chave:
3D, Modelagem, EscolaResumo
Diante do desafio de aprender modelagem 3D no curso de design da UNEB, como uma forma de melhorar a fixação e aplicação dos conhecimentos teóricos, além de estimular a descoberta de novas ferramentas digitais, a possibilidade de utilização de programas gratuitos ou com licenças acadêmicas, pode ser uma solução para o aprendizado desta tecnologia. Existem muitas iniciativas desenvolvidas por grupos de especialistas em programas computacionais voltados a modelagem tridimensional. Muitos com iniciativas de financiamento coletivo. Existem também licenças acadêmicas internacionais criadas por grandes empresas reconhecidas que reconhecem que seus produtos e suas licenças de uso custam valores muito além das realidades financeiras de muitas instituições de ensino públicas e até particulares em diversos países. As maiores empresas que produzem os mais profissionais e premiados programas também disponibilizam ferramentas complementares para conversão de formatos, pré-visualização de modelos 3d nos formatos mais populares com possibilidades de interferências simples como modificação de cores, texturas e quantidade de polígonos em sua malha estrutural. A Autodesk, a Adobe, a Pixologic, a Autodesys, dentre outras, são empresas que disponibilizam seus produtos total ou parcialmente habilitados e que podem ser utilizados nos estudos acadêmicos em diversas plataformas como Windows, Linux ou OS. As instituições públicas poderiam utilizar estas tecnologias disponíveis e ampliar a formação dos docentes nos diversos cursos, em especial, no de design. O estudo objetivou analisar as possibilidades de combinar tecnologias gratuitas para se aprender modelagem 3d, texturização e interatividade associando a noções básicas de criação de jogos digitais. O ambiente tridimensional preliminar resultante deste trabalho restringe-se a uma área do Campus I da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.Downloads
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Publicado
2017-11-16
Edição
Seção
Educação, práticas inovadoras e currículo na contemporaneidade
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