A PERCEPÇÃO SOBRE O USO DA EAD ENTRE ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES, NO PERÍODO DE 2006 A 2016, EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NA CIDADE DE SALVADOR
Palavras-chave:
Ead, Geração, AdministraçãoResumo
Cada vez mais nos deparamos com um cenário de constantes e rápidas mudanças no mundo moderno. No cenário educacional essa realidade não poderia ser diferente. Neste contexto, as mudanças vêm impulsionadas pela evolução dos meios de comunicação, que alterou de maneira bastante relevante a forma de disseminação do conhecimento, dando origem ao que hoje conhecemos como ensino à distância. Esse modelo de ensino aliado a tecnologia vem sendo desenvolvido nas universidades brasileiras, atingindo um público de alunos conhecido como Geração Y. Essa geração constitui um grupo caracterizado por muitas peculiaridades e impõem grandes desafios aos educadores. Ao analisarmos as mudanças ocorridas no perfil comportamental dessa geração com relação ao uso da tecnologia, e ao aumento da oferta do ensino à distância no cenário universitário brasileiro, é possível encontrar o problema de pesquisa que esse trabalho pretende debruçar-se: Quais as principais diferenças na percepção sobre o uso do EAD entre alunos iniciantes e concluintes, no período de 2006 a 2016, em cursos de graduação em Administração de Empresas na cidade de Salvador? Nesse sentido, propõe-se como hipótese da investigação a ideia de que a Geração Y do curso de administração de empresas se adaptou de forma mais fácil ao ensino da educação a distância, em virtude do acesso rápido e fácil das informações. Tida como migrantes digitais, a geração Y tende a usar os recursos tecnológicos com maior frequência e naturalidade ao longo da vida, fator que pode contribuir com a sua adaptação às metodologias EAD. Com base neste novo perfil geracional, esta pesquisa busca investigar a percepção sobre o uso do EAD entre alunos ingressantes e concluintes, no período de 2006 a 2016, em cursos de graduação em Administração de Empresas na cidade de Salvador. A metodologia adotada para o objetivo dessa pesquisa possui abordagem de caráter qualitativo, que se caracteriza pela qualificação dos dados coletados durante a análise do problema. Para o presente estudo será considerada a pesquisa exploratória descritiva, uma vez que seu objetivo é investigar: quais as principais diferenças na percepção sobre o uso do EAD entre alunos ingressantes e concluintes, no período de 2006 a 2016, em cursos de graduação em Administração de Empresas na cidade de Salvador. Para alcançar os objetivos desta pesquisa será utilizado levantamento bibliográfico e para coleta de dados: questionários e entrevistas, aplicados ao público alvo da pesquisa. Após a coleta dos dados, será analisada cada variável de acordo com o modelo teórico da pesquisa. Através dos resultados obtidos, espera-se com essa pesquisa analisar as percepções dos ingressantes e concluintes dos cursos de administração de empresas em Salvador entre os anos de 2006 a 2016, contribuindo para o universo acadêmico, com a literatura e com futuros pesquisadores que tenham interesse no estudo do tema.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-11-16
Edição
Seção
Educação, práticas inovadoras e currículo na contemporaneidade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.