ROCK IN ROBERTINHO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA ALICERÇADA NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO

Autores

  • ADRIANA CIRINO
  • AIRTON MACHADO SILVA
  • KÁTIA SOANE SANTOS ARAÚJO

Palavras-chave:

Rock, Letramento, Alfabetização

Resumo

A Escola Municipal Governador Roberto Santos situada no bairro do Cabula, Salvador/BA ao longo dos últimos 6 (seis) anos, vem pensando em uma proposta pedagógica articulada com as interações sociais e culturais dos educandos. Nesse sentido ressaltamos os ritmos e músicas como expressões comumente usadas pelos protagonistas das ações pedagógicas, as quais intercalam com as vivências culturais e sociais desses sujeitos. Segundo Barreto e Chiarelli (2011), a música na educação “não só fornece uma experiência estética, mas também facilita o processo de aprendizagem”. Nessa perspectiva, por meio do projeto intitulado “II Feira Cultural da Robertinho: Ritmos do Brasil” foram estruturados ações pedagógicas que mobilizaram a aprendizagem dos estudantes, cujo objetivo foi investigar o processo de musicalização do Brasil para Bahia, fazendo uma análise crítica das suas estruturações. No 3º (terceiro) ano, seguimento do Ensino Fundamental, o projeto foi estruturado com fins a refletir sobre o percurso histórico, social e cultural do rock no âmbito global, emergindo para o local. Dessa forma, o seguinte resumo tem como objetivo relatar a experiência de um projeto pedagógico e os impactos no desenvolvimento educacional dos estudantes dessas turmas. As ações foram articuladas com os conteúdos deste ciclo, o nosso intuito foi desenvolver uma intervenção alicerçada no processo de alfabetização e letramento, pois segundo Soares (2003) o letramento se desenvolve “no contexto de e por meio de práticas sociais”, assim partimos da história do rock americano, apresentando as nuances que emergiram para o surgimento dessa vertente da música, desde o jazz, o country e o blues. Nesta articulação, entre as preferências músicas e etnias, demos uma pausa para discutirmos sobre a questão de raça, tão comum as diversas nações, ressaltando uma das nossas diretrizes do currículo, a lei 10.639. O cantor Elvis Presley foi o estopim para pensarmos sobre o rock no mundo e no Brasil, estudamos suas obras, biografia e discografia, e a repercussão na cultura musical. No rock brasileiro, refletimos e discutimos sobre vários momentos, perpassando pelas biografias e discografias de Raul Seixas até o rock pop de Legião Urbana, Pitty, Capital Inicial, Barão Vermelho, entre outros. Concluímos que a “Feira Cultural da Robertinho” foi uma realização importante porque mobilizou o espaço escolar por meio de intervenções que promoveram tanto o letramento, quanto a alfabetização. Além de divulgar as atividades para os familiares e também mobilizar a comunidade. A culminância resultou em uma manhã dedicada aos gêneros musicais onde tivemos várias apresentações, inclusive um grupo de samba, que ressaltou os encantos do recôncavo baiano. A perspectiva principal foi mostrar a estes jovens que outros espaços sociais na cidade podem e devem ser ocupados por eles, provocando a curiosidade, o desejo de descobrir mais sobre os ritmos musicais.

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Publicado

2017-11-16

Edição

Seção

Educação científica e as dinâmicas socioespaciais