RELATO DE EXPERIÊNCIA: O SAMBA É COISA NOSSA

Autores

  • MARIA CÁSSIA MATOS DO NASCIMENTO
  • GILZETE MARIA COSTA DOS SANTOS
  • PATRICIA ALMEIDA MOURA

Palavras-chave:

Samba, Aprendizagem, Educando

Resumo

Este trabalho traz uma reflexão em torno da utilização da música como suporte de ensino e aprendizagem dos alunos do 4º ano A e B, na Escola Municipal Governador Roberto Santos – Robertinho, localizada no bairro do Cabula, Salvador – BA. A proposta teve como objetivo conhecer o gênero musical Samba e os grandes mestres que compõem esse ritmo, levando os alunos a refletirem de maneira colaborativa sobre as contribuições do samba na formação social e cultural da sociedade brasileira e baiana. Desta forma, procurou-se despertar nos educandos um olhar reflexivo sobre o Samba e o seu processo de estruturação. A metodologia utilizada nessa intervenção foi dividida em três momentos, destacando que o caminhar desse percurso surgiu a partir da parceira e do planejar colaborativo entre as professoras regentes das turmas do 4º ano A e B. No primeiro momento aconteceu uma pesquisa bibliográfica, para conhecimento da história e do surgimento de grandes mestres do Samba. A partir daí, discutimos sobre a origem do Samba Chula e o Samba Corrido, diferenciando e destacando suas contribuições na constituição da cultura brasileira, bem como, suas influências. O segundo momento foi marcado pelas produções artísticas de nossos alunos, por meio, da construção de painel e cartazes repletos de reflexões e curiosidades dos partícipes em torno da temática. Durante o período de produção destacamos a criatividade, organização e participação colaborativa dos alunos de maneira harmônica, envolvente e livre. Freire (1996) destaca que, aprendizagem se faz na troca, na construção, na desconstrução e partilha, no qual, educador e educando se sintam construtores e não meros reprodutores. O trabalho em grupo, a união e o compromisso durante todo o processo foram determinantes para o sucesso das aprendizagens construídas pelos partícipes do 4º ano A e B. A última etapa desta proposta, culmina no dia da II Feira Cultural da Robertinho: Ritmos do Brasil. As turmas prepararam uma exposição na sala de aula repleta de curiosidades e aprendizagens, bem como, a apresentação do grupo de Samba Bicho da Canoa, que contagiou o público em geral, levando todos a se envolverem na dança de forma espontânea e contagiante. Os resultados colhidos no decorrer de todo processo, nos mostra que a proposta didática oportunizou o despertar de sentimentos como união, criatividade e coletividade nas turmas do 4º ano A e B, propiciando o despertar de uma aprendizagem instituinte e colaborativa, onde, alunos e professores se sentiram envolvidos e libertos para criar e recriar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-16

Edição

Seção

Educação científica e as dinâmicas socioespaciais