AMOSTRA FOTOGRÁFICA – CANUDOS EM FLASH: UM OLHAR APRENDIZ

Autores

  • ADINEIDE OLIVEIRA DOS ANJOS
  • TAILSON OLIVEIRA SILVA
  • MIKAELLY FREITAS DE OLIVEIRA CARVALHO

Palavras-chave:

Amostra Fotográfica, Aula de campo, Paisagens de Canudos

Resumo

O presente resumo expõe fatos, elementos, procedimentos metodológicos e resultados de uma Amostra Fotográfica realizada no âmbito do Subprojeto “Formação Docente e Geografia Escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento Geográfico”, que faz parte do PIBID/UNEB/GEOGRAFIA/CAMPUS XI. Este trabalho retrata a culminância da aula de campo realizada em Canudos-BA planejada pela escola parceira Ana Oliveira, sediada no Povoado de Socavão, no município de Teofilândia-BA. A Amostra Fotográfica intitulada “Canudos em flash: um olhar aprendiz”, teve como objetivo analisar o espaço histórico-geográfico, as relações socioeconômicas, os processos de configuração histórico-política-territorial e ambiental do município de Canudos, a partir da linguagem imagética. Esta atividade de campo compreendeu cinco etapas: primeiramente exposição do filme “Guerra de Canudos”, depois realizamos estudo de dados sobre Canudos, a seguir, entrega do roteiro com os locais a serem visitados (“Sitio do Tomaz”, Parque Estadual de Canudos, Instituto Popular Memorial e Memorial Antônio Conselheiro, perímetro irrigado Vaza Barris e açude Cocorobó), realização da aula de campo em Canudos-Ba. Na última etapa aconteceu a exposição dos registros fotográficos captados pelos alunos durante a aula in loco, sobre as paisagens observadas, contemplando o tema da amostra, cujo objetivo foi expor para toda comunidade escolar os locais visitados, a fim de instigar a curiosidade destes na apreciação das imagens, incentivando a participação e aprendizado de forma prazerosa. Assim, com as fotografias selecionadas, cada equipe de alunos elaborou textos para os títulos e as legendas das imagens capturadas, incorporando a moldura, numeração e o nome do autor/fotógrafo, contemplando a criatividade, imaginação e conhecimento. Enfim, a Amostra Fotográfica, foi realizada no pátio da escola Ana Oliveira nos turnos matutino e vespertino no dia 27 de agosto de 2016. As equipes de estudantes responsáveis pela amostra divulgaram seus trabalhos em todas as salas da escola e nos outros espaços da escola fazendo publicidade visando apresentar a proposta do trabalho e pedir a colaboração de todos para apreciação e votação para eleger as fotografias que contemplassem as três categorias: “Canudos do Passado”, “Canudos do presente” e “Resistência do povo Sertanejo”, tomando como pressuposto de análise: o olhar do fotógrafo, sua finalidade na captura da paisagem, criatividade na definição do título e, também, a legenda construída. Nossa intenção com esta proposta pedagógica se justifica pela necessidade de trabalhar com imagens no ensino de Geografia, pois compreendemos o quão importante são estas para a percepção, leitura e apropriação dos espaços e suas representatividades nas configurações das paisagens ao longo dos tempos. Os resultados comportam belíssimas produções, o que evidencia a construção de conhecimento destes sujeitos, ao realizarem tanto a viagem quanto à amostra das imagens (fotografias) capturadas. Os discentes envolvidos demonstraram maturidade, aprendizado e empenho em todo o processo que envolveu todas as etapas do trabalho – pré-campo, campo e pós-campo – até o resultado final. Deste modo, concluímos que esta proposta pedagógica subsidiou o processo de ensino e possibilitou aprendizagens significativas aos alunos mediante a vivência de atividades ancoradas na articulação teoria e prática vivenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-16

Edição

Seção

Educação científica e as dinâmicas socioespaciais