REPRESENTAÇÕES DE SER ADULTO E SER CRIANÇA A LUZ DOS PAIS E FILHOS DE UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICIPIO DE LAURO DE FREITAS
Palavras-chave:
Educação, Representações, Infância, AdultoResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre as representações sobre ser criança e adulto dentro de uma escola particular do Município de Lauro de Freitas e algumas possíveis implicações destas representações. A Instituição desenvolve trabalho com crianças de Educação Infantil e Fundamental I, período em que as crianças estão desenvolvendo ideias iniciais de identidade e de representações sobre si e sobre o mundo. Nesta fase, o trabalho entre família e escola é fundante para haver um alinhamento de princípios educacionais entre estas duas instituições. Para isso, encontros formativos são organizados na modalidade presencial e temas demandados pelas famílias e instituição são debatidos e aprofundados. Antes do primeiro encontro formativo de 2019, as crianças e pais foram entrevistadas sobre o que é ser criança e o que é ser adulto. Na Escola, a entrevista foi feita entre sujeitos de 4 a 9 anos cujas respostas foram registradas pela professora escriba ou feitas em forma de desenho. Os pais responderam a um questionário com as mesmas perguntas. Os dados avaliados sugerem uma representação diferenciada para estas duas fases, situando o ser adulto, na maioria das vezes, como fase em que o deleite quase não aparece. As respostas possibilitam refletir sobre o que pais e filhos entendem acerca de seus universos apontando para o cuidado que devemos ter com a mensagem que estamos passando para as crianças sobre o mundo adulto e sobre a importância do tempo e a qualidade dedicada as relações, bem como um distanciamento do prazer e do brincar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
SIMCAES – Representações socioespaciais, ensino e aprendizagens significativas
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.