PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS PARA A DESCOLONIZAÇÃO DOS SABERES

Autores

  • ANA CRISTINA LEAL RIBEIRO
  • AURELIELZA NASCIMENTO SANTOS

Palavras-chave:

Educação não formal, Educação popular, Educação emancipatória, Ecologia de saberes, Descolonização dos saberes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a importância dos saberes produzidos nas periferias para as práticas educacionais emancipatórias, buscando a descolonização dos saberes, por meio das educações não formal e popular. Por meio de revisão bibliográfica, tecemos diálogos sobre a relevância dos saberes contra hegemônicos para a construção de práticas educacionais que visem a transformação social com base na equidade. Ao final concluímos que se faz necessário o reconhecimento das histórias, das lutas, e dos saberes produzidos nas periferias no desenvolvimento de modelos educacionais emancipadores e descolonizadores.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

SIMCAES – Representações socioespaciais, ensino e aprendizagens significativas