PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS JUVENTUDES E A (RE)CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO SOCIAL

Autores

  • JAMILLE SANTOS DE ARAUJO
  • TÁSSIO SIMÕES CARDOSO
  • MILIANE DE LEMOS VIEIRA

Palavras-chave:

Espaço Social, Prática pedagógica e territorialidade

Resumo

Este trabalho busca discutir a (re)construção do espaço social através das práticas educativas das juventudes em Cajazeiras, Salvador/BA. O objetivo principal é identificar como desenvolvem-se aprendizagens significativas no território de Cajazeiras e como elas impactam na construção e/ou reconstrução do espaço social. Para isso, compreende-se espaço social a partir da concepção de Lefebvre (2006), sendo ele produto da sociedade e ao mesmo tempo produtor dela. Justifica-se de extrema importância esse trabalho pela necessidade social de apresentar propostas pedagógicas promotoras de mudanças sociais, muitas delas oriundas das classes invisibilizadas. A pesquisa foi qualitativa, com uma abordagem participante, fundamentada em Brandão (1987), e teve como instrumentos de coleta a entrevista semiestruturada e o Mapa Situacional, esse último oriundo da cartografia afetiva. Percebeu-se com essa pesquisa, que as práticas sociais das juventudes de Cajazeiras, carregadas de um caráter pedagógico, constituem-se em motores para (re)construção do espaço social. Para ajudar no debate sobre espaço social o texto articula também uma nova roupagem sobre territorialidade, Bomfim (2009) e propõe que esse movimento que tem acontecido em Cajazeiras promove uma outra perspectiva de desenvolvimento fortalecendo a dimensão local.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

SIMCAES – Representações socioespaciais, ensino e aprendizagens significativas