PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS JUVENTUDES E A (RE)CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO SOCIAL
Palavras-chave:
Espaço Social, Prática pedagógica e territorialidadeResumo
Este trabalho busca discutir a (re)construção do espaço social através das práticas educativas das juventudes em Cajazeiras, Salvador/BA. O objetivo principal é identificar como desenvolvem-se aprendizagens significativas no território de Cajazeiras e como elas impactam na construção e/ou reconstrução do espaço social. Para isso, compreende-se espaço social a partir da concepção de Lefebvre (2006), sendo ele produto da sociedade e ao mesmo tempo produtor dela. Justifica-se de extrema importância esse trabalho pela necessidade social de apresentar propostas pedagógicas promotoras de mudanças sociais, muitas delas oriundas das classes invisibilizadas. A pesquisa foi qualitativa, com uma abordagem participante, fundamentada em Brandão (1987), e teve como instrumentos de coleta a entrevista semiestruturada e o Mapa Situacional, esse último oriundo da cartografia afetiva. Percebeu-se com essa pesquisa, que as práticas sociais das juventudes de Cajazeiras, carregadas de um caráter pedagógico, constituem-se em motores para (re)construção do espaço social. Para ajudar no debate sobre espaço social o texto articula também uma nova roupagem sobre territorialidade, Bomfim (2009) e propõe que esse movimento que tem acontecido em Cajazeiras promove uma outra perspectiva de desenvolvimento fortalecendo a dimensão local.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
SIMCAES – Representações socioespaciais, ensino e aprendizagens significativas
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.