ENCONTROS ENTRE O BRINCAR E A MULTERRITORIALIDADE DO ESPAÇO ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil, Multiterritorialidade, Espaço EscolarResumo
O presente artigo objetiva apresentar o encontro entre o brincar e a multiterritorialidade do espaço escolar na Educação Infantil; referente às associações entre resultados da pesquisa “A Construção Simbólica na Criança: contribuição para uma Proposta Pedagógica Inovadora” e perspectivas em torno dos debates sobre territorialidade. Os procedimentos metodológicos contaram com participação de 08 professoras de Educação Infantil e 44 crianças cujos pais assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), sendo de ambos os sexos, e de faixa etária de 5 a 6 anos, dos Grupos 5A e 5D, respectivamente, dos turnos matutino e vespertino. Os episódios de interações socioespaciais foram analisados a partir de algumas categorias definidas a priori pela obra de Piaget (1970) em Epistemologia Genética, que são: Faixa etária, gênero, composição grupal, tipo de interação interpessoal, tipos de interação espaciais (Estilo: solitário, independente, assimétrico, complementar) e (Caráter social: agnóstico e pró-social). Evidenciou-se que o espaço escolar necessita ser reconhecido como um aliado às práticas pedagógicas por ser de fundamental importância para a aprendizagem das crianças; neste artigo, atribuindo destaque ao brincar e à multiterritorialidade.Downloads
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Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
SIMCAES – Representações socioespaciais, ensino e aprendizagens significativas
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